Google+ */?>
  • Artigos
  • Motivação
8 Dicas para facilitar o regresso ao trabalho depois das férias

8 Dicas para facilitar o regresso ao trabalho depois das férias

12 de Outubro de 2015

  • Enquanto que para uns o final das férias significa voltar ao trabalho com as “baterias carregadas”, para outros, nesta altura, surge alguma ansiedade, pois deixam para trás um período descontraído, sem a rigidez de horários ou prazos, no qual o tempo é “gasto” a bel-prazer, regressando à rotina do trabalho.

    Esta ansiedade pode transformar-se em angústia e ter contornos mais difíceis de gerir para aqueles que estão insatisfeitos com o seu actual emprego – a chamada “depressão pós férias”.

    No entanto, existem algumas “dicas” para facilitar a transição de um período de calma e prazer para o regresso ao trabalho:

    1. Se começar a sentir muita ansiedade por ter de regressar ao trabalho, reflicta sobre o que gostaria de mudar: gostaria de ter um novo projecto, trabalhar numa área diferente, o que falta no seu trabalho para se sentir plenamente feliz nele…

    2. Evite regressar de férias no dia anterior a retomar o trabalho. O ideal será dois ou três dias antes, assim terá tempo para se adaptar aos horários e rotinas. Comece a deitar-se e levantar-se mais cedo, organize a casa e realize algumas tarefas que permitam uma transição mais suave.

    3. Celebre o fim das férias com amigos ou familiares. Faça um jantar e partilhe com eles as aventuras que viveu nas suas férias.

    4. Planeie o seu primeiro dia de trabalho de forma a realizar algo importante ou que lhe dê alegria. A transição será muito mais fácil se no primeiro dia se sentir útil e feliz.

    5. No primeiro dia prepare-se com antecedência. Levante-se um pouco mais cedo, tenha pensamentos positivos, coma algo que goste muito ao pequeno-almoço e concentre-se nas coisas boas que o seu trabalho lhe proporciona.

    6. Programe uma “escapadela” de fim-de-semana para algumas semanas depois de regressar ao trabalho.

    7. Tente incluir actividades de que goste e que o entusiasmem na sua agenda semanal. Não importa qual seja a actividade, o importante é que lhe desperte emoções positivas.

    8. Aproveite a energia das férias e deixe a sua criatividade florescer: tente levar uma ideia nova para o seu trabalho, algo que possa ter um contributo positivo para si e para a empresa.

    Bom regresso ao trabalho!

    Texto de Elsa Soares

  • Artigos Relacionados