Google+ */?>
  • Artigos
  • Motivação
TOP 10 das coisas que mais motivam as pessoas no trabalho

TOP 10 das coisas que mais motivam as pessoas no trabalho

17 de Abril de 2017

Onde está a motivação? Quais são as coisas que os profissionais realmente valorizam e que fazem a diferença na sua motivação no trabalho? Como podem as empresas manter os seus colaboradores estimulados, comprometidos e felizes?

 

No espectro da motivação encontramos dois pontos fundamentais:

– A segurança profissional, na qual o colaborador encontra um emprego estável e relações humanas saudáveis;

– E a possibilidade de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional, que lhe permite evoluir na carreira e como pessoa.

Nesta óptica, podemos considerar que uma empresa capaz de motivar os seus colaboradores é aquela que consegue juntar com sucesso o “útil ao agradável” e dar aos seus colaboradores a estabilidade e oportunidades de desenvolvimento.

Veja então o TOP 10 das coisas que mais motivam as pessoas no trabalho:

1- Desafios e responsabilidade – Os colaboradores encaram os desafios profissionais como votos de confiança e reconhecimento das suas capacidades, ao mesmo tempo, as responsabilidades adstritas aos mesmos fazem-nos sentir que são uma parte integrante e importante da organização, sendo desta, uma formula de sucesso na sua motivação.

2- Flexibilidade – Desde autonomia para tomar decisões relativamente ao próprio trabalho, passando por horários de trabalho flexíveis que permitam um melhor equilibro vida profissional/pessoal e até a possibilidade de ter dias para trabalhar a partir de casa, são alguns exemplos que fazem a diferença para muito profissionais

3- Ambiente de trabalho estável – Equipas sólidas e coesas e segurança do posto de trabalho são o reflexo da estabilidade da empresa enquanto empregador. Este é ainda um dos factores mais importantes na motivação dos colaboradores, pois perspectiva-se a manutenção do posto de trabalho e estabilidade profissional que dela advém.

4- Dinheiro/remuneração – A remuneração continua a ser um dos factores mais motivantes. Não tem tanto a ver com as ambições financeiras dos colaboradores, mas sim com o facto de ser uma forma imediata de reconhecimento: a quantificação do valor acrescentado que o colaborador aporta à organização através da sua função, experiência, conhecimentos e potencial. Desta forma, a retribuição deve ser ajustada não só à função desempenhada, mas também deve contemplar todas as outras variáveis que tornam uma determinada pessoa, a ideal para o lugar que ocupa.

5- Desenvolvimento pessoal – Ter oportunidade de aprender com os seus pares, ter acesso a formação e idealmente um mentor. São elementos claros de que a organização se importa com o desenvolvimentos e crescimento dos seus colaboradores, fazendo com que este tipo de empresas sejam altamente atractivas

6- Reconhecimento – Pode manifestar-se de muitas formas (algumas nesta lista), mas ainda assim, uma palavra de apreço no momento certo faz toda a diferença na motivação dos colaboradores. Não se iniba de congratular os seus colaboradores por trabalho bem feito, conquistas e metas alcançadas.

7- Chefe e colegas que dão apoio – O sentimento de pertença a uma equipa de trabalho que se entreajuda é dos mais importantes para qualquer colaborador. Saber que tem colegas disponíveis para ajudar em momentos de maior volume de trabalho e que podem recorrer tanto a colegas como à chefia para conselhos e orientação dão estabilidade emocional, aumentam a auto-confiança e criam bases sólidas para todo o grupo de trabalho.

8 –Tarefas motivadoras – Ou tarefas relevantes. Essencialmente, garantir que os seus colaboradores têm tarefas pouco rotineiras, que acrescentem valor, que eles gostem de desempenhar e que sejam importantes para alcançar um determinado objectivo. Sentir que podem dar um contributo precioso para a organização continua a ser um factor muito importante para a motivação.

9- Cultura da empresa – Uma cultura “aberta”, disponível para ouvir sugestões, onde os erros são admissíveis e onde o colaborador sinta que os seus valores estão alinhados com os da empresa, são apenas alguns dos factores que contribuem para o bem estar das pessoas no seio das organizações e onde os colaboradores com mais potencial gostam de trabalhar.

10- Localização – A empresa ser perto de casa, facilidade de acessos, estacionamento ou ter uma rede de transportes públicos “à porta”. São apenas alguns exemplos importantes relacionados com a localização do emprego. Quanto mais fácil e/ou rápido for para chegar ao emprego, maior é a qualidade de vida do colaborador, e também menos despesa tem para as deslocações. É um factor duplamente favorável: mais tempo para a sua vida pessoal e família e menos despesa representa um income maior.

Provavelmente não será possível a todas as empresas responderem a todos estes factores, no entanto, quantos mais conseguir garantir, mais hipóteses tem de motivar os seus colaboradores!

Que outras coisas considera importantes para a motivação dos seus colaboradores?

Texto por: Elsa Soares

  • Artigos Relacionados