Google+ */?>
  • Artigos
  • Carreira
7 comunidades online que te ajudam a emigrar

7 comunidades online que te ajudam a emigrar

5 de Novembro de 2015

Estas comunidades online dão-te informações sobre como procurar emprego e viver nos principais destinos da Emigração Portuguesa.

A emigração portuguesa não é de hoje: Portugal tem um historial de emigração crescente desde a II Guerra Mundial. Hoje em dia é o país da União Europeia com mais emigrantes em proporção da população residente. Quem parte do seu país, fá-lo à procura de melhores condições financeiras, e na maior parte das vezes sozinho, sem qualquer apoio familiar no país para onde emigra. Por isso, existem comunidades online que partilham informação e ajudam potenciais candidatos a viver/trabalhar no estrangeiro a estarem informados sobre:

  • Condições de vida;
  • Conhecimentos linguísticos;
  • Como procurar emprego;
  • Acesso aos cuidados de saúde e à segurança social;
  • Benefícios e obrigações fiscais;
  • Arrendamento de casas;
  • Formalidades legais e administrativas;
  • Contactos úteis (Serviço de limpeza, Mudanças, entre outros)

Segundo o recente relatório do Observador para a Emigração de 2015, os países com maior número de emigrantes portugueses são Reino Unido, Suíça, França, Alemanha, Angola, Moçambique e Brasil. O ComparaJá.pt, pretende indicar-lhe as comunidades onde pode ter toda a ajuda se decidir emigrar para cada um destes destinos.

Reino Unido
Este blog pertence a uma portuguesa que está em Londres há cerca de dez anos. Com este blog pretende partilhar toda a sua experiência neste país e também partilhar informação sobre os eventos a ocorrer em Londres e toda a parte turística da cidade que pode usufruir a baixo custo.

Suíça
Se está a pensar emigrar para a Suíça e em busca de uma vida melhor, para alcançar esse objetivo precisa de encontrar emprego. Esta comunidade direciona-o para uma página onde pode encontrar diversas ofertas de emprego. Outra partilha desta comunidade é de eventos a acontecer na Suíça.

França
França é um dos destinos tradicionais da emigração portuguesa há muitas décadas, o que faz com que para muitas pessoas seja mais fácil dar esse passo. Contudo para quem emigra sozinho, uma das grandes dificuldades é encontrar onde morar a baixo custo. Neste grupo o foco é a partilha de ofertas de arrendamento. Dependendo das zonas, os preços podem ultrapassar os 1000 euros.

Alemanha
É um grupo fechado, apenas para pessoas residentes ou com o objetivo de residir neste país. Para obter uma informação basta entrar em contacto com o administrador do grupo. Nesta comunidade encontra tudo o que estiver relacionado com Portugal e Alemanha. Basta colocar as suas questões e obterá toda a junta dos membros da comunidade que residem neste país.

Angola
Angola é um país ainda em desenvolvimento que apresenta algumas lacunas, nomeadamente a nível de mão de obra qualificada. Para aqueles que emigram com filhos e necessitam de uma empregada ou babysitter, entre outros recursos, este grupo é bastante útil. É um grupo bastante ativo, basta colocar uma questão sobre qualquer tema e irá obter várias respostas.

Moçambique
Tal como Angola, Moçambique também é um país em crescimento onde ainda é difícil o acesso a informação, nomeadamente a nível de arrendamento de casas. Em Moçambique o problema não é tanto a nível do preço, mas sim, da qualidade das casas. Esta comunidade partilha oportunidades de arrendamento, como também de ofertas de emprego no país.

Brasil
Grupo privado, para residentes ou futuros residentes no Brasil. Serve para troca de ideias e partilha de todo o tipo de informação, como também é bastante útil para aumentar a sua rede de contactos. Serve para aumentar a networking daqueles que já residem no Brasil e dar a conhecer novas pessoas àqueles que chegam pela primeira vez.

Com estas comunidades não precisa de se sentir sozinho e desamparado, pois como você há muitas pessoas a tentarem emigrar. Ao aderir a estas comunidades poderá partilhar as suas experiências e sentir o apoio dos demais portugueses no país.

Artigo por ComparaJá.pt

  • Artigos Relacionados