Google+ */?>
  • Artigos
  • Motivação
7 hábitos a eliminar da tua rotina

7 hábitos a eliminar da tua rotina

27 de Fevereiro de 2014

Existem alguns hábitos ‘mecânicos’ do nosso dia a dia  que por vezes não damos conta, que podem estar a prejudicar a nossa produtividade e a forma como os outros nos veêm.

Se por um lado é benéfico para a nossa produtividade ter uma lista diária das tarefas que temos a fazer, será também importante termos uma lista de coisas que não devemos fazer!

Será que estes hábitos abaixo te dizem alguma coisa?

1. Consultar o telemóvel enquanto conversas com alguém

É claro que já deve ter acontecido. Acontece a toda a gente. Às vezes até nem percebemos que estamos a conversar com alguém e de repente já estamos a escrever um sms.
O pior é que nem pedimos licença. Temos a consciência de que o facto de olharmos para o telemóvel não prejudica em nada a atenção que damos à pessoa. Ou melhor, nem reparamos que este acto retira a nossa atenção da pessoa. Mas a pessoa repara.

Quando conversamos com alguém, gostamos de sentir que somos a pessoa mais importante do mundo nesse momento. Não é?

2. Pára de pensar em pessoas que não fazem diferença na tua vida

Já aqui falamos muitas vezes da importância de focarmos o nosso tempo e o nosso pensamento apenas nas pessoas que importam.
Pessoas tóxicas e aquelas que não acrescentam nada nas nossas vidas estão bem sem que percamos o nosso tempo com elas.
A nossa família, amigos e colaboradores é que merecem o nosso tempo.

3. Usar várias notificações

Desliga as notificações de novo e-mail, tweet ou coment! Não precisamos de estar a ser interrompidos a todo o instante.
Tenta concentrar-te a 100% no que estás a fazer. Os novos e-mails ou contactos podem esperar até a tarefa estar concluída, ou iremos arrastá-la muito no tempo e não será executada com a mesma qualidade.

4. Deixar o passado ditar o futuro

Os erros têm muito valor. É com eles que vamos aprender o que não fazer. Em todo o caso temos que deixá-los para trás e não deixar que os mesmos ditem o nosso futuro.
Claro que isto não é fácil, mas só tirando o que de positivo existe no erro é que poderemos avançar mais seguros. O passado pode-nos ensinar, mas não deve moldar o nosso futuro. O que está atrás, deixa-se para trás.

5. Esperar até ter a certeza sobre o sucesso

É errado estarmos à espera de termos a certeza que vamos ter sucesso em algo para avançarmos.
Quase nunca é possível ter a certeza de sucesso em algo novo. Teremos é de ter a certeza que vamos dar o nosso melhor e que caso se falhe, vamos tentar de novo.
Pára de esperar. Tens menos a perder do que pensas, e tudo a ganhar.

6. Falar por trás das pessoas

Falar por trás das pessoas espalha a discórdia e destrói relacionamentos. Nada como sermos frontais com as pessoas e dizermos o que nos vai na alma.
Gastaremos o tempo de forma mais produtiva e seremos mais respeitados por isso.

7. Dizer sim quando queres dizer não

Dizer que não a colegas de trabalho ou amigos não é nada fácil. Mas se o fizermos de forma justificada e transparente não fica nenhum mal-estar.
A nossa insegurança diz-nos que vamos ficar mal vistos. Nada mais errado. As pessoas respeitam muito mais aquelas que sabem dizer que não justificadamente, que aquelas que dizem que sim e depois não cumprem.

Quando dizemos que não,  podemo-nos sentir mal durante alguns momentos. Quando dizemos que sim a algo que realmente não queremos fazer, vamo-nos sentir mal por muito tempo. É só escolher.

  • Artigos Relacionados