Google+ */?>
  • Artigos
  • Carreira
As únicas 3 questões que tens de saber responder numa entrevista

As únicas 3 questões que tens de saber responder numa entrevista

6 de Abril de 2014

É certo que as entrevistas de trabalho são experiências stressantes e que por vezes determinam que os candidatos passem dias e semanas a prepararem-se. Em todo o caso, se pensarmos bem, é praticamente impossível sabermos ao certo quais as questões específicas que nos irão colocar.

Assim sendo, o melhor será não sofrer por antecipação e prepararmo-nos em relação às questões que realmente interessam.

Um conhecido especialista nesta área, Bernard Marr, defende que as respostas que treinamos tendo em conta uma longa lista de perguntas, vai-nos fazer parecer um pouco como robôs em frente ao entrevistador, já que teremos uma série de resposta pré-concebidas.

Felizmente para o entrevistado existem 3 questões que na verdade serão importantes para generalidade da entrevista. Se treinarmos estas 3 questões ficaremos preparados para responder de forma natural a qualquer pergunta que possa surgir do entrevistador.

O entrevistador poderá usar várias formas ou perguntas para chegar a estas 3 questões, mas no fundo o que eles vão querer saber é:

1. Tens os conhecimentos e as competências para desenvolver o trabalho em questão?

A preparação necessária para responder a esta pergunta, vai fazer com que o entrevistado pense nas competências-chave que ele precisa para desenvolver o trabalho, fazendo automaticamente uma auto-avaliação dos seus conhecimentos e experiência.

Fará sentido o entrevistado identificar as competências mais específicas e técnicas que podem ser esperadas pelo potencial empregador, assim como skills mais gerais tais como, ser um bom comunicador, etc.

Na verdade a preparação para este tipo de questão vai preparar o entrevistado para uma série de outras questões que podem surgir, sem que este necessite de se desviar do assunto, tais como:

– Fala-me sobre ti!
– Quais são os teus maiores pontos fortes / pontos fracos?
– O que podes fazer por nós que os outros candidatos não podem?
– Por que é que achas que és a pessoa certa para este trabalho?
– Quais são os principais desafios que esperas?

2. Estás interessado e entusiasmado com o trabalho e a empresa?

Todos os recrutadores sem exceção vão querer saber se o entrevistado está animado com a perspetiva de trabalhar na empresa. Assim sendo, o entrevistado terá que mostrar que pesquisou tudo sobre a empresa, estratégia e produtos ou serviços da mesma. É fulcral mostrar que fez o trabalho de casa e que está ansioso (positivamente) por se juntar a eles.

Se o entrevistado estudar e preparar-se nesse âmbito, ficará pronto a responder:
– O que sabes sobre a nossa empresa?
– O que pensas que esta empresa pode alcançar no futuro?
– O que sabes sobre os nossos produtos e serviços?
– Por que é que queres trabalhar nesta empresa?
– O que te motiva?

3. Achas que te vais encaixar na cultura da empresa e nesta equipa de trabalho?

Nesta última questão o recrutador está a focar na tua personalidade e na forma como poderás encaixar na empresa. Cada empresa tem a sua própria cultura, e nesta fase será importante que o recrutador perceba que o entrevistado tem as softskills necessárias para uma integração bem sucedida.

Se o entrevistado estiver bem preparado em relação aos traços de personalidade que o caracterizam, vai certamente responder sem dificuldade a estas perguntas:

– Como descreverias o teu estilo de trabalho?
– Como te descreverias a ti mesmo?
– Como é que os teus colegas te descrevem?
– Porque é que és um bom elemento de equipa?
– Se fosses um animal, que animal serias?

  • Artigos Relacionados