Google+ */?>
  • Artigos
  • Motivação
Começar um novo negócio? Dez passos a dar em dez dias

Começar um novo negócio? Dez passos a dar em dez dias

27 de Agosto de 2014

As decisões que tomamos numa fração de segundo podem ser tão, ou mais importantes que aquelas que passamos dias, semanas ou meses a matutar.

Uma coisa é certa: não há limites para a preguiça humana. Se já decidiste que queres começar o teu próprio negócio ou empresa, aproveita o dia e vai em frente. O processo não é fácil e assusta os demais, mas pode ser dividido em dez passos, e levado a cabo em dez dias. Ora vê:

Dia 1:

Escreve o plano de negócios. Nada de escrever no guardanapo à hora do almoço. Este plano deve ser fácil de copiar para outros suportes, com vista a ser mostrado a colegas ou a potenciais investidores.

Dia 2:

Estuda o mercado-alvo. Descobre quais são os possíveis concorrentes ao teu produto/serviço e como se posicionam no mercado. Analisa também a legislação e regulamentações que afetam o mercado em questão.

Dia 3:

Cria a marca. Para criar a identidade da empresa ou negócio será necessária a criação de um nome, um logótipo, um site e a presença nos social media adequados ao produto/serviço.

Dia 4:

Trata das questões legais. Contrata um advogado para tratar de todas as questões de licenças, acordos legais, ou mesmo registo de ideias que estejam na base da marca.

Dia 5:

Mantém os custos operacionais baixos. Faz a seguinte pergunta: ‘O que é que eu preciso para começar? Será que por exemplo, preciso de um espaço próprio?’. No início de um projeto, o espaço próprio pode ser o maior encargo a suportar. Será que não consegues trabalhar em casa, numa biblioteca, ou mesmo num espaço de co-work?

Dia 6:

Passa a palavra. Usa as redes sociais para passar a palavra sobre o teu novo negócio. Estuda quais os diferentes eventos onde podes estar presente, de forma a mostrar a tua nova marca às pessoas do setor onde se insere.

Dia 7:

Expõe a marca nos media. Descobre quais são os canais específicos que atuam no mercado de pessoas que a tua marca quer atingir. Quando descobrires quais são, elabora campanhas atraentes e dinâmicas.

Dia 8:

Sê a tua própria inspiração. Se acreditas que consegues fazer isto, vais consegui-lo.

Dia 9:

Concentra-te em obter receitas. Se for possível, contrata alguém que te ajude nas tarefas do dia-a-dia, para que nunca te falte tempo para levares a cabo os objetivos do médio e longo prazo.

Dia 10:

Festeja. Ouve o feedback dos outros e sente orgulho por teres chegado até esta fase.  A maioria das pessoas desiste no primeiro passo.

  • Artigos Relacionados