Google+ */?>
  • Artigos
  • Motivação
Introvertido? 5 dicas de liderança para tímidos

Introvertido? 5 dicas de liderança para tímidos

26 de Agosto de 2013

Há muitas alturas em que ser tímido é uma barreira ao sucesso no mundo do trabalho. E se falarmos em Empreendedorismo, ser introvertido não é realmente uma vantagem.

Especialmente quando estamos a começar, precisamos de fazer inúmeros contatos e aproveitar todas as oportunidades de ‘vender’ as nossas ideias, uma personalidade extrovertida é algo que sem dúvida nos favorece.
No entanto, podemos aprender como contornar as nossas características mais ‘tímidas’:

 1. Aproveita o tempo que estás sozinho a delinear Estratégias

O tempo que os introvertidos passam sozinhos pode ser útil! Podes usar esse tempo para te tornares mais auto-consciente sobre as posições e motivações dos outros.

Desta forma, sabendo melhor as posições e a orientação de quem nos rodeia, acabamos por nos adaptar melhor, encontrando também de forma mais fácil a nossa posição perante os outros.

2. Dividir para conquistar

As reuniões grandes, que podem ser intimidantes para os introvertidos, não são o único lugar para resolver os assuntos. Começa a considerar colocar o ênfase em conversas com menos pessoas (ou só com outra pessoa). As conversas ou debates que não acontecem em grandes grupos, são mais eficazes em fazer os outros conhecer-te melhor e a aumentar os teus níveis de conforto.

3. Descobre quem são os ‘Influenciadores passivos’

Quando muitas pessoas estão a falar, normalmente conseguimos distinguir aqueles que ficam na ‘sombra’. Esses são mais ‘ouvintes’ e com eles os introvertidos têm mais vantagens. Descobre quem são aqueles que não ‘falam’ tão alto como os restantes, nem tantas vezes. Esses podem ser mais acessíveis e podem ter as opiniões mais interessantes.

4. Identifica o que tens a melhorar

Outro benefício que podemos retirar do tempo que passamos a observar, é sermos capazes de identificar aquilo que realmente nos impede de ser mais ‘reparado’ pelos outros.
Ou seja, teremos de perceber como somos vistos pelos outros.
Há situações que podem alterar-se a este nível, com uma simples mudança no nosso tom de voz, ou no tipo de contato visual que temos com os outros no dia-a-dia.

5. Estás presente nas Redes Sociais?

Nos dias de hoje, a nossa presença física é apenas uma parte do nosso personal branding ou marca pessoal. Os social media são uma boa forma para que os outros fiquem a conhecer muito sobre nós, e podemos controlar a forma como isso acontece. Desenvolver uma presença on-line forte pode ajudar a alcançar uma visibilidade que às vezes pode ser difícil de obter em pessoa.

  • Artigos Relacionados