Google+ */?>
  • Artigos
  • Motivação
Esquecido(a)? 10 Dicas para melhorar a tua memória

Esquecido(a)? 10 Dicas para melhorar a tua memória

4 de Setembro de 2013

Independentemente da nossa idade, diariamente somos inundados por milhares de eventos ou circunstâncias que nos aparecem de várias fontes. Como manter o foco?

Isto para não falar do tempo de estamos ‘online’, onde vemos de tudo um pouco, desde notícias variadas, à foto do cão do amigo ou o destino de férias do vizinho.

É difícil manter aquilo que é importante intacto na nossa cabeça, quando acontece tanta coisa ao mesmo tempo.

Sendo assim, aqui fica algo para ajudar:

 1.Estabelecer uma rotina

Um bom exemplo para esta dica são as chaves ou óculos de sol. Se tivermos um local próprio onde sempre deixamos estes objetos, raramente iremos andar à procura deles. Quando não os colocamos no local definido, aí é que a coisa se complica!
O mesmo se aplica a informações importantes! Se criarmos pastas de e-mail e/ou pastas específicas no computador para documentos importantes , sabemos sempre onde ir procurar em  primeiro lugar.

 2 . É preciso despir o hábito

Nós temos muitas coisas que fazemos de forma automática e que não nos lembramos sempre que o fizemos. Exemplo: fechar as portas do carro! Quantas vezes damos por nós já distantes do carro a pensar se o fechamos?
Outro exemplo: o Telemóvel. Nunca podemos estar sem ele. E por isso é-nos normal pensar que ele está sempre connosco.
Imagina que costumas colocar o telemóvel no bolso direito das calças. Se há uma situação em que  precisamos mesmo de nos lembrar de o ter connosco, trocar de bolso é uma opção, pois o simples facto de passarmos a mão no bolso direito e não o sentirmos, causa uma reação estranha em nós, ou seja de falta do objeto.

 3. Consome alimentos bons para a memória

Existem alimentos com mais vitaminas e antioxidantes específicos que melhoram a nossa capacidade de memória. O chá verde, mirtilo, salmão, repolho, brócolos, couve-flor, chocolate negro (com elevado teor de cacao) são bons exemplos. Há especialistas que dizem que um copo de vinho tinto de vez em quando também ajuda. É claro, que se for demais depois provavelmente não vais lembrar-te o que aconteceu na noite anterior.

 4 . Dorme mais

O nosso cérebro precisa de tempo de inatividade para ficar em forma . Se não conseguirmos dormir o suficiente, quem vai começar a pagar é a nossa memória.

5. Exercício mental

Existem muitas ferramentas (até nos smartphones) que podemos usar para ‘ginasticar’ o nosso cérebro. Procura por ‘Brain trainer’ do site Lumosity.com por exemplo.

 6. Cria histórias na tua mente

Os nomes e números, por si só às vezes podem ser esquecidos caso não lhes seja atribuído qualquer contexto.  Se associarmos a um nome ou a um número, outros factos que lhes sejam comuns, estes podem mais tarde servir-nos de ‘bengala’ para chegarmos àquilo que procuramos recordar.

 7. Tomar notas

Os smartphones ou tablets podem-nos ajudar a manter registos, como por exemplo no calendário. Em todo o caso, o papel é sempre uma solução. A caneta é mais poderosa do que a superficie do telemóvel, quando se trata de codificação do cérebro. O ato de escrever algo fisicamente ajuda a registar o texto na mente, onde podemos recuperá-lo mais tarde.

 8. Sê criativo

Músicas e outras mnemónicas podem ser eficazes para manter coisas importantes na memória ou resgatá-las. Exemplo disso é aquela forma de contar nas mãos o nº de dias de cada mês do ano!

 9. Estar mais atento

Os especialistas dizem que o processo de memorização de um facto novo na memória de longo-prazo, implica a atenção de cerca de 8 segundos no facto específico. Então, da próxima vez que precisares de registar algo importante, tenta esta técnica.

 10. Fazer exercício físico

Um corpo saudável adivinha uma mente saudável. O exercício físico provoca uma melhor e maior circulação de sangue no cérebro promovendo o seu funcionamento.

  • Artigos Relacionados