Google+ */?>
  • Artigos
  • Carreira
12 palavras e termos que o Recrutador não quer ver no teu currículo

12 palavras e termos que o Recrutador não quer ver no teu currículo

21 de Abril de 2014

Estamos habituados a ver nos anúncios de emprego termos como ‘pensar fora da caixa’, team player ou ‘bom elemento de equipa’ e habilidade para solução de problemas.

O facto de estes termos ou caraterísticas estarem presentes nos anúncios ou descrição dos perfis que o recrutador procura, não significa que seja uma boa ideia incluí-los no currículo.

Porquê? Porque são muito genéricos. Os recrutadores procuram ver no nosso currículo evidências importantes ou provas de que somos efetivamente competentes nesta ou naquela área, ou de que somos team players. Não interessa que se escreva que pensamos fora da caixa, devemos antes apresentar exemplos de trabalho/projetos ou atitudes que atestem tais características.

Aqui fica uma lista excelente de termos/características que não deves incluir no teu currículo, por si só:
– Penso fora da caixa
– Sinergia
– Pessoa a quem podem recorrer
– Líder
– Valor acrescentado
– Team-player
– Árduo trabalhador
– Pensador estratégico
– Dinâmico
– Auto-motivado
– Orientado para o detalhe
– Orientado para os resultados

Basicamente o que encontramos acima são características e softskills que a maior parte dos recrutadores efetivamente procuram nos candidatos.

Contudo, qualquer pessoa pode incluir isso no currículo e não há dúvida que muitos o fazem. Por isso, é recomendável procurar formas de nos destacarmos da ‘manada’.

A melhor forma de dar a volta a esta questão é precisamente procurar apresentar palavras-chave através de conquistas quantificáveis e sucessos alcançados. Na entrevista poderemos justificar de forma mais completa todas estas características e softskills!

No top dos termos a incluir nos currículos estão os verbos de ação, porque através deles estamos precisamente a mostrar os tais sucessos alcançados que por si só já mostram as nossas características, sem termos de falar diretamente nas mesmas.

15. Alcancei: 13%
14. Abaixo do orçamento: 16%
13. Lucros/Dividendos: 23%
12. Lancei/Criei: 24%
11. Negociei: 25%
10. Ideias: 27%
9. Aumentou/Desceu: 28%
8. Influenciei: 29%
7. Voluntariei-me: 35%
6. Resolvi: 40%
5. Criei: 43%
4. Geri: 44%
3. Treinei/Formei: 47%
2. Melhorei: 48%
1. Consegui alcançar: 52%

  • Artigos Relacionados