Google+ */?>
  • Artigos
  • Motivação
Trabalhas em casa? Aqui tens 7 dicas para te manteres motivado

Trabalhas em casa? Aqui tens 7 dicas para te manteres motivado

16 de Abril de 2014

Trabalhar em casa tem muitas vantagens. Estamos prontos para trabalhar em dois minutos, temos mais flexibilidade e menos distrações (à partida).

No entanto, para muitos, este aumento da liberdade de trabalhar em casa pode ser desmotivador. Não ter um ‘chefe’ próximo, pode tornar mais fácil  gastar tempo em outras coisas pouco produtivas. O isolamento constante também é um factor que acaba por drenar a criatividade e consequente produtividade.

Então, como vamos fazer para nos sentirmos motivados a trabalhar em casa? Reunimos opiniões de variados profissionais e destacamos estas dicas:

1. Define um espaço  específico para o trabalho

Se queremos estar focados e concentrados no trabalho, temos de estar confortáveis. O ideal é definir um espaço em casa para escritório, com secretária e cadeira que nos ofereçam a ergonomia que necessitamos. Vemos muita gente sentada no sofá com o portátil nos joelhos, mas sabemos que passados vinte minutos (ou menos) as dores de costas vão atacar.

Ter um espaço organizado com o computador, telefone (caso necessário) e outros acessórios de trabalho é o ideal, assim como, estaremos afastados de outras coisas lá de casa que podem significar distrações.

2. Define um horário

Uma das melhores coisas de trabalhar em casa é a sensação de liberdade em relação ao dia tradicional das 9h às 18h. Em todo o caso as vezes parece que trabalhamos ainda mais horas em casa!

É importante definirmos um horário para que dentro do mesmo, possamos estar focados e mais produtivos.

Há também a recomendação de dividirmos o dia de trabalho por tipo de trabalho a realizar, ou seja, uma parte só para ver e-mails ou correspondência, outra para reuniões à distância ou contactos necessários e outra para tarefas de maior concentração. É aconselhável igualmente fazer uma pausa algures dentro destes períodos estabelecidos.

Se conseguirmos manter um horário de trabalho consistente, vai ser mais fácil a distinção entre a vida pessoal e profissional.

3. Veste-te!

Não significa ser necessário vestirmos um fato ou um vestido de gala, mas há um claro benefício psicológico em trocar o pijama por roupa normal. Claro que é mais fácil sair da cama, comer qualquer coisa e começar logo a trabalhar de pijama, mas não é a mesma coisa.

Trata-se, uma vez mais de distinguir o trabalho, do descanso. Se vais começar a trabalhar, veste umas roupas decentes!

4. Ter ferramentas de comunicação independentes para o trabalho

Quem trabalha remotamente pode ter o problema de ter ferramentas como sejam o e-mail, skype e outras similares misturadas com as pessoais.

Vale a pena ter um e-mail, skype, messenger e telefone de trabalho independentes, como forma de aumentarmos a produtividade e o foco.

5. Muda de cenário

Se te é difícil resistir à sesta a meio da tarde, o melhor será considerares a hipótese de transferir o teu local de trabalho para um café próximo ou biblioteca. Pode parecer absurdo, mas estar rodeado de desconhecidos pode levar o teu cérebro a pensar que ser produtivo, é a única coisa certa a fazer.

Se não queres mudar de local, considera apenas sair a meio do dia para dar um passeio, tomar café, como forma de repor as energias para outro período do dia de trabalho.

 6. Não deixes de comunicar informalmente com os teus colegas de trabalho

Não é por estares longe do escritório que tens de perder o contacto mais informal com os teus colegas. É certo que eles no escritório vão poder conversar mais facilmente sobre as aventuras do fim de semana.

Contudo, e para prevenir uma certa sensação de isolamento, podes ir mantendo o contacto com os colegas nos chats, com breves trocas de cumprimentos e afins. Não se trata de ficar a conversar o dia todo, apenas de sentir-se um pouco mais integrado no ambiente de trabalho, que agora está longe.

7. Vai almoçar com os teus colegas de trabalho ou amigos

Ficar em casa enfiado o dia todo não é propriamente algo saudável. Por isso, tenta aproveitar a hora de almoço para estar com os teus colegas de trabalho (caso se aplique), ou amigos. Desta forma vais distrair-te do trabalho durante algum tempo, e sentir-te mais motivado e produtivo quando regressares ao mesmo.

 

  • Artigos Relacionados