Google+ */?>
  • Artigos
  • Motivação
Os 10 segredos de pessoas com muita força de vontade

Os 10 segredos de pessoas com muita força de vontade

20 de Novembro de 2013

Algumas pessoas possuem uma grande força de vontade, enquanto outras simplesmente inventam desculpas com tudo que acontece na suas vidas.

A força de vontade é uma habilidade que pode ser aprendida.

Aqui ficam alguns segredos para cultivarmos um comportamento que seja mais caracterizado de ‘força de vontade’.

#1. Define claramente o que queres

Como saber se estás a ceder ou a resistir se não sabes o resultado que queres alcançar? Ter clareza nos teus objetivos elimina espaço para negociação.

O primeiro passo para o desenvolvimento de um comportamento com grande força de vontade é conseguir ser claro sobre aquilo que queres que a tua vida seja e porquê. Isto ajuda-te a definir claramente quais as ações a tomar e o que evitar.

#2. Acredita que realmente podes lá chegar

Não se pode ter controle sobre tudo, mas temos controle sobre o tipo de comportamento que esperamos de nós mesmos.

As nossas escolhas refletem aquilo que acreditamos ser verdade. Se acreditas que é muito difícil, então tudo vai sair difícil.

A dúvida impede-nos de realmente nos esforçarmos. As pessoas com força de vontade extraordinária sabem que vão conseguir porque acreditam. Quando achas que consegues, encontras caminhos que te ajudam a conseguir.

#3. Resolve os problemas em vez de desistir

A mudança é algo desconfortável. Assim, quando a maioria das pessoas esbarra num obstáculo, ficam felizes por deitar a toalha ao chão e terem encontrado uma desculpa.

Mas existem outras pessoas que quando vêem um obstáculo à sua frente, param para tentar descobrir como podem contorná-lo. Com a prática, qualquer um pode se tornar um solucionador criativo de problemas, e verás que isso é muito mais divertido.

#4. Assume total responsabilidade

A maneira mais rápida de ficar preso em hábitos pouco saudáveis é culpar as circunstâncias e as pessoas por aquilo que está fora de controle.

As pessoas que tê muita força de vontade apenas têm como verdadeiro algo simples: “eu sou responsável pelas minhas ações, os meus hábitos e a minha vida”. Não importa como foste criado, ou o dia que estás a ter.

Em vez de parar para colocar a culpa em alguém, desvia a tua atenção para como podes ter sucesso e acompanhar as tuas decisões.

#5. Está disposto a pagar o preço

Quando receamos a dor que a mudança traz, ficamos presos dentro da pequena bolha da zona de conforto que representa os comportamentos familiares, pensamentos e sentimentos.

Há contudo pessoas que sabem que vão ter que suportar um certo nível de desconforto para conseguir o que querem.

#6. Estás em dia com as tuas emoções?

Muitos de nós vão-se encher de chocolate ao primeiro sinal de perigo.

As emoções ajudam-nos a navegar pela vida. Como disse Albert Einstein: “o descontentamento é a primeira necessidade do progresso”.

Quando ‘sentimos’ os nossos sentimentos e estamos em contacto com as nossas próprias necessidades e desejos, vamo-nos concentrar em fazer melhorias ao invés de evitar as coisas.

#7. Estás aberto a possibilidades positivas?

Os nossos cérebros são como um filtro, agarrando-se a toda experiência negativa que temos como “experiências de aprendizagem”, enquanto deixamos de lado as experiências positivas com a explicação de coincidências.

Quando estiveres ciente desta tendência, ficará mais fácil inverter a equação e concentrar-se no que está a funcionar e o que estamos a fazer bem, que é um elemento essencial para nossos planos.

#8. Ama-te incondicionalmente

Muitos de nós pensam que podemos chicotear-nos e punirmo-nos com rotinas que não gostamos. Esta é uma forma miserável de viver.

Uma componente chave para criarmos hábitos é termos prazer no que estamos a fazer. Fomos mal habituados a pensar que o trabalho, alimentação saudável e o exercício não são agradáveis.

Porém, muitas vezes esquecemos que hábitos saudáveis e ações produtivas podem facilmente ser agradáveis quando conscientemente os enquadramos dessa forma.

#9. Concentra-te em valores, não na perfeição

Quando agimos com o foco a perfeição, ficamos limitados por regras que nos dão a falsa sensação de controle e temos medo de errar.

O perfecionismo é um jogo que não pode ser vencido. É inevitável cometer erros, porque somos humanos e sempre podemos falhar.

Quando deixamos de lado o perfecionismo e nos concentramos nos nossos valores somos mais capazes de aprender com os erros. Isto promove a nossa sabedoria, a melhoria e o crescimento.

#10. Não julgues os outros de forma negativa

É muito mais fácil criticar os outros do que ir atrás do que realmente queremos na vida. Enquanto estamos ocupados a julgar e a comparar, temos menos tempo e energia para tornar as nossas vidas melhores.

As pessoas com força de vontade fora do comum olham objetivamente para o sucesso de outras pessoas, admiram o trabalho duro e usam-no como inspiração.

Ao invés de ficarmos relutantes sobre o que queremos, podemos desenvolver a força de vontade para direcionar a nossa energia e descobrir o que queremos da vida, fazendo isso acontecer.

  • Artigos Relacionados