Google+ */?>
  • Artigos
  • Carreira
5 questões que os bons candidatos colocam na entrevista

5 questões que os bons candidatos colocam na entrevista

24 de Junho de 2014

Já aqui falamos da importância de enquanto candidatos a um emprego, colocarmos questões ao nosso entrevistador. Normalmente os candidatos têm algum receio de fazer perguntas, pois na maior parte maior parte das vezes, colocam-se mais numa posição defensiva.

Contudo, o entrevistador acaba por avaliar igualmente o candidato, não só pelas respostas que dá, mas também pelas questões que coloca. A forma como o candidato coloca as questões, vai ser determinante para o entrevistador aferir, o nível de interesse do mesmo na posição ou na empresa, e também da sua preparação para a entrevista.

Isto porque, na entrevista, um grande candidato está também a avaliar de forma ativa o cargo e a empresa para o qual se está a candidatar.

Aqui ficam cinco perguntas que grandes candidatos colocam na entrevista:

O que é expectável que eu consiga atingir nos primeiros dois a três meses?

Objetivos e avaliação. Este dois termos dizem tudo. O início do trabalho numa nova empresa e realidade pode significar ter de aprender a apreender nova cultura e procedimentos. Em todo o caso, é importante desde logo perceber, quais são os objetivos para o curto prazo e qual a forma como o novo colaborar verá o seu desempenho avaliado.

Quanto mais claros estes dois elementos estiverem para ambas as partes, melhores serão os resultados.

O que é que os melhores colaboradores desta empresa têm em comum?

Os bons candidatos a emprego procuram saber quais são as qualidade que caracterizam os melhores colaboradores da empresa, porque eles próprios têm essa ambição.

Há elementos diferenciadores nas organizações. Há aquelas em que os melhores colaboradores são aqueles que trabalham mais horas. Outras em que é a flexibilidade ou a criatividade, as melhores formas de ser bem-sucedido. Ainda pode haver outros fatores, como, os colaboradores que atraiam mais novos clientes, etc.

Seja qual for a resposta que tenhamos, o importante é saber como é medido o desempenho na empresa, e quais as características que teremos de ter para lá chegar, pois um grande candidato, quererá à partida ser um top-performer.

Consegue dizer-me uma ou duas coisas que geram resultados para a empresa?

Todos os funcionários de uma empresa são igualmente investimentos, pelo que deverão gerar retorno positivo em relação aos custos que têm.

É também assim, em todas áreas de uma empresa. Se uma empresa tem um colaborador na área de recursos humanos, as suas funções podem prender-se com o pagamento de salários, ou até com o recrutamento de colaboradores para preencher as vagas existentes. Ora, as funções são essas, mas o que a empresa deve realmente procurar é que o mesmo encontre as formas mais eficazes de processar os salários, contribuindo para uma melhoria dos processos existentes. No recrutamento, a empresa procura não só que sejam contratadas as pessoas paras vagas, mas sim as melhores pessoas para as mesmas vagas, contribuindo para a retenção de talentos na empresa, baixando os custos de todos estes processos.

Um bom candidato quer saber exatamente, qual é a diferença que pode trazer para a empresa, pois o sucesso da empresa significará também o seu próprio sucesso.

Quais são os hobbies dos funcionários desta empresa?

Esta é uma pergunta de difícil resposta. Ou a empresa é pequena e o entrevistador consegue saber, ou sendo grande, as respostas serão muito gerais. Em todo o caso, os grandes candidatos a um emprego querem saber se se vão conseguir integrar no ambiente e com os seus futuros colegas. Pode parecer um preciosismo, mas estes candidatos podem ter opções de trabalho em várias empresas, e quererão ter o máximo de informação para poder fazer a sua escolha.

Como é que a empresa pretende lidar com…?

Todas as empresas têm desafios, sejam eles decorrentes do mercado, mudanças tecnológicas ou económicas.

Um grande candidato a emprego, irá sempre procurar uma situação de estabilidade na nova empresa. Será normal querer saber quais são os planos da empresa para o médio e longo prazo, assim como saber os planos da mesma, caso hajam mudanças externas significativas que afetem a atividade da mesma.

  • Artigos Relacionados