Google+ */?>
  • Artigos
  • Motivação
9 maneiras de fortalecer o teu cérebro

9 maneiras de fortalecer o teu cérebro

3 de Fevereiro de 2014

Ao contrário que muitos pensam o cérebro é um órgão, e não um músculo. Ainda assim, existem alguns exercícios que podem ajudar-nos a  treinar o nosso cérebro.

Da mesma forma que um músculo, as tarefas repetitivas podem ser maçadoras e mesmo danificar a nossa acuidade mental, enquanto que novos desafios e atividades podem fortalecer o cérebro e torná-lo mais ‘esperto’.

1. Explora a tua fraqueza

Se és uma pessoa matutina, que é mais produtiva e alerta no início do dia, tenta encarar uma tarefa criativa à noite e vice-versa caso sejas notívago.
Irás descobrir que é bastante stressante trabalhar em alturas que normalmente não costumas ter os melhores resultados.
Em todo o caso, este exercício funciona melhor para tarefas criativas, ao invés de tarefas de análise, e talvez fiques surpreendido com aquilo que podes conseguir fazer em alturas tidas como ‘menos ideais’.

2. Pratica jogos de memória

Existem jogos e aplicações facilmente instalados nos telemóveis que produzem bons resultados neste âmbito. A aplicação Lumosity é um bom exemplo disso.
Temos de ‘ensinar’ a nossa memória a ser inteligente já que não nos podemos lembrar de tudo o que aprendemos.
Se conseguirmos isto podemos trazer uma  eficiência crescente nas tarefas do dia-a-dia.

3. Exercícios mnemónicos

Ajudam a ‘esticar’ o cérebro para criar e usar novas associações. Uma forma de lembrar os nomes das pessoas que acabamos de conhecer, por exemplo, pode incluir associar os seus nomes com as suas profissões ou seus interesses.
André, o arquiteto ou a advogada Mariana, força o cérebro a trabalhar tornando mais fácil ir ‘buscar’ esses nomes quando precisamos deles.

4. Levanta as sobrancelhas

Pode à partida parecer uma dica parva, mas levantar as sobrancelhas é uma forma de abrir os olhos com maior amplitude. Esta ação resulta num leve impulso de adrenalina trazendo-nos uma sensação de alerta.

5. Lê livros que ultrapassam os teus limites

Não há problema em dar pequenos passos, mas a leitura é uma das melhores coisas para exercitar o nosso cérebro.
Talvez só consigamos fazer isto de ler um livro de vez em quando. Contudo, o importante aqui será também lermos coisas que estejam fora das nossas rotinas. Trocar o tipo de leitura que fazemos, por exemplo de um romance para um livro científico obriga o nosso cérebro a ajustar-se, melhorando a ‘ginástica’ do mesmo.

6. Experimenta novos hobbies

Tenta dominar uma nova tarefa, qualquer coisa, seja futebol, passando para o golfe, ou aulas de dança. Isso desenvolve um novo território no teu cérebro.
Qualquer novo desafio de empreender vai criar novas associações e forçar o  cérebro a acomodar novas informações e novas rotinas.

7. Come melhor

Órgãos exigem nutrição, e devemo-nos esforçar por ter uma dieta equilibrada, pois se o cérebro está com fome, não vai crescer.
Mesmo saudáveis, pessoas bem nutridas podem beneficiar de uma ajuda adicional em certas alturas, com suplementos vitamínicos naturais por exemplo.

8. Exercita-te

Os exercícios físicos melhoram tudo.
O exercício melhora a circulação por todo o corpo, levando proteínas e nutrientes para o cérebro. Corpo forte, mente forte!

9. Dorme o suficiente

Como o exercício, o sono adequado melhora todas as facetas da nossa vida. Operar com um déficit de sono pode realmente ser perigoso, havendo estudos que apontam efeitos da privação do sono em sintomas que imitam intoxicação.
Uma técnica que pode aumentar especificamente a atividade cerebral durante o sono é comer um pequeno lanche antes de ir dormir, algo com um pouco de açúcar natural, como fruta.

Artigo adaptado, “9 Ways to Instantly Strengthen Your Brain”, do OPEN forum.
  • Artigos Relacionados