Google+ */?>
  • Artigos
  • Carreira
10 erros que te vão estragar a entrevista de trabalho

10 erros que te vão estragar a entrevista de trabalho

13 de Junho de 2013

Uma vez que a tua carta de apresentação e o teu currículo te conseguiram uma marcação de entrevista, passamos à fase em que precisas de conseguir impressionar positivamente o empregador no seu ambiente natural.

Há quem diga que é muito mais difícil criar uma impressão positiva que uma negativa. Basta cometer um simples erro, para que a primeira impressão positiva que tenhamos criado, seja rapidamente substítuida por uma menos abonadora a nosso favor.

Assim sendo é fulcral minimizarmos e eliminarmos a probabilidade de esses erros acontecerem quando estamos a construir a nossa primeira impressão.

Aqui ficam alguns erros mais comuns:

1. Chegar atrasado

O tempo é importante para todos. Mostra respeito e não desperdices o tempo de outras pessoas. Se houver um atraso inesperado, pelo menos, tenta dar um telefonema para pedir desculpa e informar o contato da hora que prevês chegar.

2. Saltar a conversa para a discussão de salários e benefícios

Haverá um tempo para essa discussão e geralmente não é na primeira entrevista, a menos que seja abordado pelo empregador. Não queiras passar a imagem do “O que é eu ganho com isto?”, sendo que ao mesmo tempo, abordar o tema do salário é sempre arriscado.

3. Atender o Telemóvel

Uma vez mais, a questão do respeito e do bom sendo é importante. Conseguir uma boa impressão é mais importante do que atender qualquer chamada que possas receber. Desliga o telemóvel antes da entrevista começar. Caso te esqueças de o desligar, pede desculpas e prontamente fá-lo.

4. Falar mal do teu empregador atual ou anterior

Independentemente da realidade da situação, nunca fales mal do teu empregador atual ou anterior. Se fazes isto, basicamente estás a transmitir que farás o mesmo com este potencial empregador no futuro.

5. Falar demais ou ser breve demais, evitando perguntas

Da mesma forma que queres saber mais do empregador, a entrevista serve para o empregador saber aquilo que quer sobre ti. Ao mesmo tempo, não vais querer ser o único a falar durante toda a entrevista. Aprende a ouvir e ter uma conversa equilibrada onde tens a oportunidade de receber informações e fazer também perguntas de forma razoável.

6. Não fazer perguntas

Independentemente da forma como a entrevista tenha sido minuciosa e esclarecedora, quando te perguntam: “Tem alguma pergunta para mim?”, tem sempre uma petgunta preparada. Quando não perguntas nada, isso pode ser interpretado como falta de interesse. Não corras esse risco.

7. Vestir de forma inadequada

A tua aparência não se esgota na forma como te vestes, mas na forma geral como te apresentas. Geralmente os empregadores não ficam bem impressionados com uma aparência desleixada. Tenta sempre adequar a tua apresentação à empresa e cargo em questão, mas nunca te desleixes.

8. Não Estar bem preparado

Faz pesquisas para que tenhas pelo menos uma noção geral do tipo de negócio que a empresa desenvolve e em relação à posição que te estás a candidatar. Assim vais ser capaz de adequar melhor a tua comunicação com o empregador, e manter um diálogo mais interessante.

9. Mentir

Dar informações falsas pode levar à tua desqualificação imediata e dá um exemplo claro das tuas fraquezas e dos teus valores.

10. Estar Desatento

Ouve atentamente aquilo que o entrevistador está a dizer e mostra que estás concentrado. Não vais querer parecer desinteressado e dar uma imagem de pessoa desatenta. Não é uma característica desejável para nenhum cargo.

A maioria dos candidatos a emprego só tem uma oportunidade para causar uma boa primeira impressão. Aproveita-a sempre.

Lê também:

– ‘Tendências 2013 para o teu curriculum

– ‘5 dicas para acelerar a sua liderança

– ‘10 erros a evitar no networking

  • Artigos Relacionados