Google+ */?>
  • Artigos
  • Inovação
  • Motivação
Como ser mais produtivo? O Jerry Seinfeld ensina-te.

Como ser mais produtivo? O Jerry Seinfeld ensina-te.

9 de Janeiro de 2014

Já há muitos anos atrás, ainda quando Seinfeld era uma série nova, Jerry Seinfeld ainda fazia tours nos Estados Unidos dos seus espetáculos de comediante.

Na época, Brad Isaac, era um jovem comediante e numa das noites que andava pelos bares deu de caras com o Jerry Seinfeld e resolveu perguntar-lhe se ele teria alguns conselhos ou dicas para um jovem humorista relacionadas com a produtividade.
Basicamente Jerry disse-lhe que para se tornar  melhor comediante, ele teria de criar piadas melhores, e a melhor forma de conseguir isso era escrever todos os dias!

Para além disso ele tinha uma técnica específica para melhorar a produtividade:
Um sistema de calendário que ele usa para se forçar a escrever. E o mesmo funciona assim:
Seinfeld disse para pegar um grande calendário de parede, que tem o ano inteiro numa página e pendurá-lo de forma bem visível numa parede. De seguida arranjar uma caneta vermelha.

‘Por cada dia que cumpra a minha tarefa de escrever, eu coloco um grande X em cima do dia. “Depois de alguns dias, terás uma corrente. Continua assim e a corrente vai crescer a cada dia. Vais começar a gostar de ver essa corrente, principalmente quando conseguires mantê-la por algumas semanas. A partir daí o único trabalho será não quebrar a corrente.”
“Não quebres a corrente” disse outra vez para enfatizar.

Durante muitos anos, Brad Isaac  usou esta técnica em diversas áreas. Para fazer exercício, para aprender a programar, aprender a gerir redes, construir sites e negócios bem sucedidos.
Funciona, porque é a ação consistente no dia-a-dia, que constrói resultados extraordinários. Já deves ter ouvido “de grão a grão enche a galinha o papo.” Funciona se efetivamente conseguirmos um grão por dia.

Ações diárias constroem hábitos, que te dão prática e que em algum tempo te fará especialista naquilo em que fazes. Se não quebrares a corrente, vais começar a ver oportunidades que de outra forma não irias ver. As pequenas melhorias acumulam-se em maiores resultados rapidamente, porque ações diárias constituem “juros compostos”.
Saltar um dia vai fazer ficar mais fácil saltar o próximo.

Seinfeld sempre disse que preferia alguém que fizesse as coisas – mesmo que pouca coisa – todos os dias, do que alguém que faz grandes esforços uma ou duas vezes por semana. Seinfeld acredita que esta ação diária tem mais benefícios do que tentar criar 1000 piadas num dia.
Agora pensa sobre aquela ação que teria um profundo impacto na tua vida se conseguisses fazê-la um pouco todos os dias. Será essa ação a colocar no teu calendário Seinfeld! É pegar na caneta e começar. E nada de quebrar a corrente.

  • Artigos Relacionados