Google+ */?>
  • Artigos
  • Carreira
Entrevista emprego: Top 10 das questões mais colocadas e como responder

Entrevista emprego: Top 10 das questões mais colocadas e como responder

21 de Setembro de 2017

Já foste apanhado desprevenido numa entrevista? Neste artigo damos-te a conhecer dez das questões mais usadas pelos entrevistadores e como responder às mesmas.

 

 

1. Fale-me sobre si.
Na minha opinião deves ser sucinto e ir direto ao assunto, sem entrar em detalhes da tua vida pessoal. Se fizeste a tua pesquisa sobre a empresa e sobre o cargo em questão, deves aproveitar isso para associar as características da função às tuas próprias características. Não comeces a contar a história da tua vida, com detalhes que nada interessem para a função em questão e que apenas serão uma perda de tempo. Será importante também evitar temas controversos, como política e afins.

2. Porque é que devemos contratá-lo?
A resposta a esta pergunta vai avaliar o quanto pesquisaste acerca da empresa, e dos desafios que o cargo em questão apresenta. Apenas dessa forma é que podes apresentar objetivamente ao recrutador soluções para resolver os problemas e desafios que a empresa tem. Tenta usar exemplos do teu passado de algo que atingiste com sucesso e que poderá ser usado na empresa em questão. A responder a esta questão, não deves ser modesto, mas tenta evitar ser arrogante. Apenas mostra de forma simples o ‘porquê’ de seres perfeito para a vaga em questão e não o ‘porquê’ de quereres a vaga.

3. Quais são suas expectativas salariais? 
Esta não é uma pergunta fácil de se responder, pois vai sempre colidir as expectativas do entrevistador e contribuir para uma classificação de candidatos. Podes começar por dizer que, ‘Espero receber um salário condizente com as minhas competências e experiência’ ou ‘Se chegarmos à conclusão que esta vaga é perfeita para mim, estou certo que chegaremos a um acordo no salário.’ Em todo o caso, é expectável que te seja pedido um número, e aí diversos factores entrarão na equação. Pesquisa o mercado, para saberes quanto é que uma pessoa na tua posição e numa empresa semelhante ganha e podes mesmo dizer isso na entrevista como exemplo. A vontade em quereres agarrar esta oportunidade também irá contribuir para a tua resposta.

4. Qual é a sua maior qualidade?
Esta é uma grande oportunidade para direcionar a entrevista para onde quiseres. Escolhe falar sobre uma qualidade forte que tenhas e que saibas que a empresa valoriza e que seja fulcral para o cargo em questão. Não fales sobre uma qualidade de personalidade, da qual não consigas exemplificar/comprovar na prática.

5. Qual é a sua maior fraqueza ou defeito?
Esta é uma pergunta que trama muita gente. O primeiro conselho é, não tentar desviar-se da questão, e o segundo conselho é, não dar a típica resposta: ‘ O meu maior defeito é ser perfecionista!’. Para ser bem sucedido nesta questão deves escolher uma fraqueza ou defeito, que não seja importante para o cargo em questão. Em segundo lugar, mostrar-te consciente da tua fraqueza e descrever aquilo que estás a fazer para tentar ultrapassá-la, é uma boa estratégia.

6. Por que razão deixou o seu último emprego?
Uma de duas coisas aconteceu. Ou te despediste ou foste despedido. Se saíste pela tua iniciativa, podes responder que a empresa onde trabalhavas ou o cargo não tinham alguma característica à qual dás grande importância. Característica essa que a empresa que te está a entrevistar terá. Algo importante será, em nenhuma altura falar mal da empresa anterior. Porque, se dizes mal da empresa anterior estás a deixar claro ao recrutador que no futuro poderás vir a falar mal da dele.

Se foste despedido,  explica com honestidade o motivo e deixa claro o que aprendeste com essa experiência,  e como a mesma contribuiu para que no presente e futuro sejas melhor pessoa e profissional.

7. Porque é que você quer este trabalho? 
Aqui o recrutador vai querer perceber se ‘estás ali apenas pelo salário’, ou se queres fazer parte de uma organização e crescer com ela. Deverás tentar passar a ideia de que queres fazer ‘parte da família’ e elencar os motivos e as características que a empresa e o cargo têm que contribuem para isso.

8. Como e onde se vê daqui a 5 anos? 
A resposta a esta questão deverá transparecer que és uma pessoa ambiciosa, mas que não tens a cabeça nas nuvens. É importante não dizer que esta posição para a qual estás a ser entrevistado é apenas um breve passo no teu caminho glorioso até ao sucesso.

Deverás dizer como esta posição vai contribuir para o teu crescimento e que queres crescer com a empresa a médio e longo prazo.

9. Como é que você lida com a pressão e o stress?
É importante ser claro e conciso. Descreve uma situação difícil específica do passado que conseguiste ultrapassar.

10. Tem alguma questão para mim? 
Esta é uma fantástica oportunidade de saber mais sobre o cargo e a empresa, mas também para mostrar o teu nível de interesse. A maior parte dos candidatos escolhe não colocar nenhuma questão ao recrutador, e assim sendo, esta é igualmente uma boa oportunidade de destacares dos outros candidatos. Vê o nosso artigo ‘5 questões que os bons candidatos colocam na entrevista’.

  • Artigos Relacionados