Google+ */?>
  • Artigos
  • Carreira
Falhar é bom? 3 razões que dizem que sim.

Falhar é bom? 3 razões que dizem que sim.

31 de Julho de 2013

Basta dar uma olhada nas notícias todos os dias para ver fracasso. E a verdade é que toda a gente falha e toda a gente vai errar em algum momento da sua carreira. O fracasso é inevitável, mas também é uma coisa muito boa.

 Aqui ficam 3 grandes razões que explicam o lado positivo do fracasso:

1. O erro leva à inovação.

Algumas das maiores invenções e descobertas nasceram de erros – a penicilina e a vacina contra a varíola, só para citar alguns. A cultura de uma empresa deve abraçar falhas e erros e aprender com eles.

Se os líderes não permitem fracasso, assim estão a matam a inovação. Tal como acontece com as ações, quando queremos obter retorno de um investimento temos de arriscar e aceitar perdas.

 

2. A falha permite que você identifique as suas fraquezas.

Temos de assumir quando erramos, assim como tirar vantagem dos mesmos. Se nos responsabilizarmos pelos nossos erros, identificamos a fonte do mesmo e podemos criar planos para os não repetir.

Claro que falhar é doloroso, e pode criar um sentimento de constrangimento quando as nossas ações afetam outras pessoas. Mas se usarmos o erro a nosso favor, temos a confiança de ter encontrado a nossa fraqueza, acabando por nos conhecermos melhor. O erro assim torna-se assim num trunfo se dele retirarmos a lição positiva.

 

3. O Fracasso ajuda-nos a ganhar outra perspectiva.

Umas dos fatores principais associados ao erro e ao fracasso, é que nos torna mais humildes e consequentemente mais realista em relação aos nossos objetivos e metas.

Não importa o quão bem-sucedido somos, temos que aceitar que iremos falhar novamente. O fracasso é bom. Ele será o guia para decisões melhores e mais inteligentes.

Não há cenários perfeitos, mas sim a melhoria constante e contínua.

 

  • Artigos Relacionados