Google+ */?>
  • Artigos
  • Carreira
  • Inovação
Tens internet e tempo livre? 5 formas de ganhar o teu salário online

Tens internet e tempo livre? 5 formas de ganhar o teu salário online

19 de Dezembro de 2017

Criar um projeto próprio Online? A internet dá-nos imensas possibilidades de criação do nosso próprio negócio e ganhar dinheiro. Estás pronto para meter as mãos á obra?

 

Como é de conhecimento geral a internet tem uma possibilidade quase infinita de negócios, dependendo apenas da criatividade de cada um e da vontade em implementar um projeto.

Muitos são aqueles que afirmam, que, neste domínio da criação de negócios, esta é a melhor altura para se viver, pois o facto de estarmos (quase) todos ligados pela internet, seja em redes sociais ou outras plataformas, veio alterar a forma como interagimos com os outros. O facto mais importante de ressalvar é que com a internet temos acesso a um mercado global de potenciais clientes. Assim sendo, é fulcral escolher qual o nicho de mercado que queremos entrar e qual a estratégia para essa entrada.

De uma forma geral, as possibilidades de projetos e de negócios na internet, dão-nos a oportunidade de trabalharmos onde quisermos, desde que tenhamos internet e computador, e de outra forma há a possibilidade de criarmos formas geradoras de receitas automáticas ou quase automáticas. Como o Warren Buffet diz, ‘se não encontrares formas de ganhar dinheiro enquanto dormes, vais trabalhar durante o dia para sempre’.

Este é um artigo onde apenas abordaremos de uma forma geral várias formas que existem de potenciar ganhos online e de criação de projetos.

1- Cria um Blog
É uma das formas mais exaustivas quando se trata de ganhar dinheiro online. Mas todos sabemos que construir um blog com leitores reais é difícil. É preciso muito trabalho. E falo pela experiência, o Manda-te começou apenas com uma página no Facebook e um Blog. Há certas condições a serem respeitadas para que um blog tenha sucesso. É necessário muita atenção na escolha do tema, e claro que o conteúdo tem que acrescentar valor a quem o lê. Depois disto é necessária muita paciência e consistência no trabalho desenvolvido.

Depois de teres um blog com algum tráfego tens várias formas de o poder rentabilizar. Google adsense é uma das formas, mas podes igualmente gerar interesse de players de mercado que queiram anunciar no teu blog os seus serviços ou produtos.

Basicamente onde ‘estiverem’ muitas pessoas, ou mais corretamente, uma larga audiência, os anunciantes vão querer estar. Depois será apenas uma questão de ver as melhores formas de acrescentar valor ao conteúdo, fazendo publicidade a produtos sem ferir a experiência que o teu leitor tem no blog.

2. Faz Marketing de afiliados
Eventualmente já terás ouvido desta forma de marketing, já que um dos veteranos no que toca ao mundo online.

Em poucas palavras:

Começas por criar um site ou blog ou por exemplo um perfil no Instagram ou Facebook (por exemplo, inserindo conteúdo sobre como ter uma alimentação saudável), ou uma combinação das mesmas.
Deverás optar por um nicho de mercado que tenhas muitos potenciais clientes. Podes pesquisar as tendências no Google Trends ou no Amazon, no que toca a vendas.
O objetivo será ir partilhando consistentemente conteúdo importante, fazendo crescer progressivamente o teu número de seguidores.

Assim que tenhas muitos seguidores, e seguindo o exemplo da alimentação saudável, podes ter marcas de produtos interessadas em que faças product placement, no teu conteúdo partilhado. Por exemplo, uma marca de produto alimentar que uses muito e que naquele momento vais usar essa marca, aconselhando aos teus seguidores para também usarem. Por cada venda que faças desse produto ganharás uma comissão.

3. Cria o teu Canal no YouTube
Certamente já ouviste falar que os “YouTubers” podem fazer milhões num ano. Por exemplo o youtuber PewDiePie  fez mais de  13 milhões de euros no ano passado filmando-se a jogar videojogos, entre outras coisas. Mas não são necessárias milhões de visualizações para ganhar dinheiro com o YouTube.

Algumas ideias para vídeos que acrescentam valor: how-tos (Como fazer isto ou aquilo), unboxing (onde você abre um produto para seus espectadores), avaliações, viagens, música, comédia … a lista continua. Há tantos nichos que os milhões de pessoas que visitam o YouTube todos os dias são.

Então, como se ganha dinheiro com o YouTube?

Configura um canal no YouTube. Faz upload de vídeos de uma forma consistente de forma a que possas construir uma audiência.
Certifica-te que os teus vídeos são de boa qualidade e contêm bons conteúdos e que acrescentam valor a quem os vê.

A câmara do teu smartphone será o suficiente para que possas começar. A partir daqui usas as tuas redes sociais para partilhar os vídeos e chamar as pessoas para o youtube, e também para que te sigam.
Faz os possíveis para responder aos comentários dos teus seguidores.
Vais ganhar dinheiro ao permitires que o YouTube inclua anúncios nos teus vídeos. Quando os espectadores clicam num anúncio, ganhas. Quanto mais visualizações tiveres = mais receita.

4. Vende produtos na Amazon, eBay e Etsy
Uma das melhores formas de começar a tua atividade de vendas online será aproveitar e tirar partido de sites que fazem isto a uma larga escala. Gigantes do comércio online como Amazon, eBay e Etsy são plataformas de vendas muito poderosas que já têm uma audiência de milhões de pessoas. Esta audiência alargada pode vir a ser os teus potenciais clientes.

Por exemplo, na Amazon, tens diversas opções para abertura de uma conta e loja, que pode ser simples e também podes usar o amazon FBA (Fulfilled by Amazon), em que basicamente envias o teu stock para os armazéns da Amazon e eles tratam do envio das tuas encomendas.

Em suma, vais evitar muitas despesas e problemas de criação de um site com uma loja online”independente”.

A Amazon diz que existem mais de dois milhões de vendedores no seu site, representando 40% de todas as vendas.

A Etsy está mais focada em produtos artesanais e únicos. Tem 1,5 milhão de vendedores em todo o mundo. Como na Amazon e no eBay, podes configurar a tua própria loja online no site.

Normalmente, neste sites tens de pagar uma percentagem de cada venda, mas tendo em conta que vais poupar muitos custos e trabalho na criação da loja, assim como terás acesso a um público alargado, é sempre uma boa forma de começar.

5. Venda de Ebooks
A internet veio revolucionar o mundo editorial tradicional. Juntamente com todos os outros tipos de informação, houve uma revolução na distribuição e venda de livros, com a chegada dos e-books.

Podem ser comprados on-line e, de seguida, transferidos instantaneamente para um computador, tablet ou leitor de ebook. Já existem E-books de todos os géneros e vendem em milhões a cada ano. Já representam cerca de 20% de todas as vendas de livros nos Estados Unidos.

Existem várias ferramentas online para a criação de ebooks, mas eu aconselharia a Amazon Kindle Direct Publishing. Basta escreveres o teu livro e uma vez que esteja pronto, basta simplesmente fazer o upload para a tua conta da Amazon e começar a promovê-lo.  Para tentares aprender mais sobre este tipo de publicações faz uma pesquisa online, para perceberes as melhores técnicas e estratégias para promover o teu livro.

Não vais pagar nada por publicar o teu livro na Amazon, mas o site vai ficar com uma percentagem do valor das tuas vendas.

Em jeito de conclusão, convém lembrar que estas formas de criar projetos online, não são formas fáceis de ganhar dinheiro, ou de ganhar dinheiro rápido. A vantagem da internet é termos o potencial de atingir mais facilmente uma audiência em larga escala. Mas nada disso vai acontecer sem trabalho árduo, consistente e que acrescente valor real ao seu público.

 

 

 

  • Artigos Relacionados