Google+ */?>
  • Artigos
  • Carreira
Tens perfil no Linkedin? 5 formas de o aproveitar melhor

Tens perfil no Linkedin? 5 formas de o aproveitar melhor

27 de Fevereiro de 2014

O Linkedin tornou-se parte integrante da nossa vida ‘profissional’ e o seu valor vai muito além da prospeção e recrutamento. Estudos dizem que apenas 16% dos utilizadores têm o serviço premium. E muitas outras pessoas continuam a ter um perfil com uma informação demasiado básica ou desatualizada.

O Linkedin não é um brinquedo nem tão pouco apenas uma rede social. É uma ferramenta importante e valiosa que serve para potenciar o teu cresimento e o crescimento da tua rede profissional de contactos. Para isto acontecer recomenda-se o uso desta ferramenta de forma proativa, e estas 5 dicas poderão contribuir para isso:

1. Faz de ti um alvo desejável. Quanto mais informação colocarmos e quanto maior o detalhe da mesma, maior a nossa probabilidade de ser encontrado  e escolhido por alguém que está à procura de determinado perfil.

Para além da nossa experiência, as informações do nosso perfil devem espelhar igualmente os nossos interesses, para que possamos ter um perfil atraente a cada vez mais conexões que partilhem esses mesmos interesses, criando uma rede cada vez mais rica.

2. Formar grupos. Estes são muito úteis para que possamos debater temas da nossa área, atraindo ao mesmo tempo pessoas que se interessem pela mesma. Se tivermos um grupo e gerirmos bem a informação constante no mesmo, vamos ter mais pessoas a debater questões de interesse mútuo, ficando ainda mais visíveis a novas conexões e contactos importantes.

3. Atenção à forma como te relacionas com os outros. Todos detestamos quando nos conetamos a alguém e  começamos a receber mensagens da pessoa que vemos logo que são automáticas.

Quando nos conectamos a alguém, o primeiro contacto terá que ter um propósito específico para aquela pessoa. O relacionamento deve assim, ser feito de forma lenta e profícua. Devemos ter em atenção as características da pessoa antes de encetar o contacto. Deixa de enviar mensagens de cumprimentos impessoais e vazias de conteúdo.

4. Aumenta o teu know-how! O Linkedin é igualmente um espaço de debate, e caso te relaciones com pessoas e grupos interessantes, com uma hora por semana vais poder encontrar debates interessantes assim como artigos que as pessoas partilham que têm a ver com as suas carreiras. Acaba por ser uma importante fonte de conhecimento.

5. Perde um pouco de tempo a conhecer bem a ferramenta. É certo que a versão premium do Linkedin tem mais ferramentas, ainda assim a versão grátis tem bastantes ferramentas e recursos que podemos utilizar para gerar novos contactos, fazer negócios ou arranjar emprego.

Em todo o caso é preciso explorar a ferramenta e tirar partido daquilo que a mesma tem para nos oferecer gratuitamente.

Basta lembramo-nos de uma coisa. Se estivermos a fazer isto, estaremos a fazer mais que 90% dos utilizadores. Será uma vantagem, não?

  • Artigos Relacionados