Google+ */?>
  • Empregos
Instituições da UE abriram concurso para recrutar Secretários/Escriturários. Há 333 vagas

Instituições da UE abriram concurso para recrutar Secretários/Escriturários. Há 333 vagas

14 de Novembro de 2017

O Serviço Europeu de Seleção do Pessoal (EPSO) abriu, recentemente, um concurso geral, mediante prestação de provas, para a constituição de listas de reserva, a partir das quais as instituições da União Europeia podem recrutar novos funcionários como secretários/escriturários. As candidaturas terminam a 12 de dezembro às 12h00 (hora de Bruxelas).

 

Este concurso engloba o recrutamento para dois graus de profissionais: secretários (210 vagas) e escriturários (123 oportunidades, das quais a maioria será para instituições europeias sediadas no Luxemburgo). De notar que os candidatos só se podem inscrever numa das categorias. Os profissionais selecionados irão exercer funções de secretariado, gestão administrativa e outras funções equivalentes que implicam um certo nível de autonomia.

Como habitualmente neste tipo de concursos, os interessados devem estar no pleno gozo dos seus direitos cívicos enquanto nacionais de um Estado-Membro da UE e estar em situação regular face às leis nacionais de recrutamento militar, assim como oferecer as garantias de idoneidade moral exigidas para o exercício das funções em causa. Além disso, devem ser fluentes em duas línguas oficiais da UE, uma, no mínimo, no nível C1 (conhecimento aprofundado) e a outra, no mínimo, no nível B2 (conhecimento satisfatório).

Quanto a qualificações, os interessados devem ter concluído estudos pós-secundários de, pelo menos, um ano comprovados por um diploma diretamente relacionados com a natureza das funções ou possuir um nível de ensino secundário comprovado por um diploma de fim de curso que dê acesso ao ensino superior, seguido de uma experiência profissional de, pelo menos, três anos diretamente relacionada com a natureza das funções.

Pode ainda concorrer quem tiver formação profissional (equivalente ao nível 4 do Quadro europeu de qualificações) de, pelo menos, um ano, seguido de pelo menos três anos de experiência profissional. Tanto a formação como a experiência devem ser, diretamente, relacionadas com a natureza das funções.

Sabe mais sobre este concurso em baixo.

  • Candidatar-se a este emprego
  • Artigos Relacionados