Google+ */?>
  • Empregos
  • Notícias
  • Sociedade
Turismo já criou 45 mil empregos este ano em Portugal

Turismo já criou 45 mil empregos este ano em Portugal

3 de Novembro de 2016

O setor do Turismo já criou, só este ano, 45 mil novos empregos no país. Estes foram os números obtidos para os meses compreendidos entre Janeiro e setembro.

Destes empregos, metade estão ligados ao setor da restauração. A descida do IVA de 23% para 13% poderá ter sido a razão que mais contribuiu para o aumento do emprego neste departamento.

Se acordo com Ana Godinho, secretária de Estado do Turismo, “Neste ano, o turismo está a bater recordes em termos de criação de riqueza, do número de turistas e está a bater recordes na criação de emprego. Pela primeira vez nos últimos seis anos, o turismo em vez de estar a perder empregos está a criar. Há um crescimento significativo no número de pessoas declaradas à Segurança Social”.

O Algarve é, como esperado, a região com maior crescimento mas os Açores merecem especial destaque devido ao aumento em cerca de22% no número de postos de trabalho, para o qual as companhias aéreas low cost deram o maior contributo.

Embora estes números sejam otimistas, espera-se que o crescimento diminua até ao final do ano devido ao efeito da sazonalidade mas como refere Ana Godinho ” temos de trabalhar tendo em conta a sazonalidade e garantir que a atividade é sustentável. Se compararmos setembro deste ano com o mesmo período do ano passado, temos mais 30 mil pessoas a trabalhar em turismo. Estamos a conseguir de facto que se transforme numa atividade que acontece durante todo o ano e que gera emprego qualificado”.

  • Artigos Relacionados