Google+ */?>
  • Notícias
  • Voluntariado
Como fazer voluntariado na Índia? 20 instituições onde podes fazer a diferença

Como fazer voluntariado na Índia? 20 instituições onde podes fazer a diferença

20 de Junho de 2014

A Índia é muito mais do que as suas conhecidas atrações turísticas. Num país onde a pobreza é bem patente, há muitas organizações não lucrativas (ONG´s) que trabalham com grupos da população mais frágeis, como crianças, mulheres e idosos, e que sofrem com problemas de marginalização e falta de direitos, por exemplo.

Os voluntários que integram essas ONG’s internacionais tentam ajudar esses grupos com projetos de desenvolvimento que lutem pela igualdade de oportunidades, procurando um país melhor para cada pessoa com quem trabalham.

Em primeiro lugar, se quiseres fazer voluntariado, sabe que deves solicitar um visto especial para atuar como assistente social. Podes pedir a autorização aqui. Em segundo, tendo em conta as especificidades do país, ser voluntário na Índia “exigirá” trabalhar com crianças ou fazer trabalhos manuais como costura. Normalmente, o transporte até ao local do voluntariado costuma ser custeado pelo voluntário, enquanto o alojamento e a alimentação são, habitualmente, garantidos pela própria organização.

Para simplificar a tua procura, disponibilizamos uma lista de algumas organizações para realizar voluntariado na Índia. Por exemplo, a RoundTableIndia é uma ONG dedicada ao trabalho com crianças, jovens com mais de 3700 salas de aula construídas. Podes encontrar mais informações aqui.

Já a AkshayaPatra, cujo lema é “comida ilimitada para a educação”, trabalha com grupos de risco importantes no país. Conhece mais em aqui. Dedicada a trabalhar com crianças que foram abusadas, abandonadas ou órfãs, a Ladli pode ser uma opção.

A UdayanCare foca-se no trabalho educativo para assegurar o futuro dos jovens e das mulheres indianas. Sabe tudo aqui. Com mais de 14 anos de experiência, a Vatsalya trabalha com crianças e mulheres no âmbito do sector da saúde. Já a Vimutki Sanstha defende o trabalho como um catalisador para a mudança sócio-económica e marginalização final e da desigualdade.

A ONG Prayas é um centro que ajuda a juventude em situações de exclusão. Já a Jaipur Foundation Virasat inclui projetos que se centram no desenvolvimento económico-social da sociedade indiana.

Nascido em 2002, o Jal Bhagirathi –  centra-se no acesso à água potável e em fornecer as ferramentas necessárias para que a sociedade fique melhor. Já a ONG Morarkango
procura impulsionar o desenvolvimento agrícola nas regiões rurais. A Save The Children, conhecida organização internacional, também tem projetos interessantes nessa parte da Ásia. Sabe mais em aqui.

A Coopera Tour – destina-se a ajudar os viajantes que querem incluir projetos de desenvolvimento como parte da sua rota. No World Volunteer podes trabalhar com mulheres na Índia, enquanto a Fundação Vicente Ferrer realiza há anos trabalhos sociais na Índia. Conhece tudo em aqui.

O Instituto Cervantes também tem projetos de voluntariado. Já as Nações Unidas, oferece projetos voluntários de vários tipos, como trabalhar com crianças.

  • Artigos Relacionados