Google+ */?>
  • Notícias
  • Sociedade
Feriados nacionais em 2015: três são à sexta-feira

Feriados nacionais em 2015: três são à sexta-feira

14 de Janeiro de 2015

É certo que 2015 já tem quase duas semanas, mas nunca é tarde para analisar o calendário deste novo ano e ver o que poderemos esperar. Dos nove feriados nacionais, três são à sexta-feira, resultando nos – tão bem recebidos – fins de semana prolongados.

Começando precisamente por janeiro, o dia 1, dia de Ano Novo, calhou a uma quinta-feira: houve, para quem pode a possibilidade de fazer ponte e de usufruir de alguns dias de pausa no trabalho. No mês de fevereiro, comemora-se o Carnaval no dia 17. A festa não é um feriado oficial e, nos últimos anos, o governo não tem dado tolerância de ponto aos funcionários públicos. A próxima pausa no calendário chega só em abril, mês com mais feriados de 2015. Logo no dia 3, celebra-se a Sexta-feira Santa, o que origina um fim de semana prolongado, reforçado pela Páscoa que se comemora dois dias depois (domingo, dia 5). Segue-se o feriado do 25 de abril que, este ano, calha a um sábado.

Cinco dias depois, há de novo fim de semana prolongado, já que o calendário dita que o 1 de maio, Dia do Trabalhador, seja a uma sexta-feira. Já em junho, o dia 10, Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas, calha a uma quarta-feira. Para quem puder tirar férias nessa altura, gasta apenas dois dias e consegue uma paragem de cinco dias (juntando dias úteis e o sábado e domingo).Os feriados só voltam a 15 de agosto com o Dia da Assunção da Nossa Senhora. No entanto, será celebrado um sábado.

Será, depois, preciso esperar até dezembro para voltar a haver feriados: o dia 8, Dia da Imaculada Conceição, é numa terça-feira, dando a possibilidade de ponte. Segue-se o Natal: com o dia 25 a calhar a uma sexta-feira, haverá o último fim de semana prolongado de 2015.

A estes feriados oficiais, juntam-se os feriados municipais e as festas populares do Santo António e do S. João. O primeiro comemora-se a 13 de junho, um sábado, enquanto o segundo é a meio da semana, precisamente a uma quarta-feira.

  • Artigos Relacionados