Google+ */?>
  • Notícias
  • Sociedade
Governo Finlandês quer testar pagar um “salário” a toda a população

Governo Finlandês quer testar pagar um “salário” a toda a população

23 de Outubro de 2015

A Finlândia está a prever testar um sistema, em 2017, que paga um subsídio a todos os habitantes, mesmo que estes não trabalhem.

Este sistema, é uma proposta do governo recém eleito, e segundo um sondagem realizada, conta com o apoio de 70% da população, sendo que os finlandeses entrevistados têm como ‘bom nível de subsídio básico’ o montante de 1000 euros mensais.

O primeiro-ministro finlandês, acredita que a adoção de um sistema desta natureza teria bons resultados na simplificação do sistema de segurança social.

A ideia será o teste deste sistema em 8000 pessoas daquele país, sendo que, esta intenção pode esbarrar na Constituição Finlandesa, porque esta prevê um tratamento de igualdade em relação a todos os habitantes.

Outra das equações que desta ideia resulta, é que o valor deste subsídio tem que ser o suficiente para tirar as pessoas da probreza, mas não tão alto que faça com que as pessoas não sintam a necessidade de trabalhar.

Responsáveis finlandeses acreditam também, que um valor médio de subsídio pode fazer com que os finlandeses procurem mais empregos em part-time, em áreas que realmente gostam, sem sentir a necessidade de ganhar um salário alto em full-time.

Estas movimentações no mercado de trabalho seriam saudáveis e por outro lado, fariam com que os 10% de finlandeses que neste momento se encontram desempregados, deixassem de receber outros apoios sociais.

  • Artigos Relacionados