Google+ */?>
  • Carreira
  • Formação/Educação
  • Notícias
Passaporte Europeu de Competências lançado esta semana. Já o tens?

Passaporte Europeu de Competências lançado esta semana. Já o tens?

19 de Junho de 2014

O Passaporte Europeu de Competências foi lançado esta semana e destina-se a fazer a ponte entre candidatos a emprego e empregadores no sector da hotelaria e turismo na Europa. No fundo, trata-se de um instrumento que pretende facilitar o recrutamento nessas duas áreas.

Segundo informações da Comissão Europeia, o passaporte vai possibilitar ultrapassar as diferenças linguísticas na hora dos empregadores recrutarem colaboradores.  Os trabalhadores vão poder registar todas as suas aptidões e competências adquiridas durante a sua formação e experiência profissional num só formato.

O comissário europeu do  Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão, László Andor, disse, em comunicado, tratar-se de um “importante instrumento prático para promover a mobilidade dos trabalhadores europeus, especialmente dos jovens, num setor que apresenta um potencial de crescimento elevado”.

A Comissão Europeia acredita que a hotelaria e o turismo são setores que podem ajudar no combate ao desemprego jovem. Atualmente, existem mais de cinco milhões de jovens com menos de 25 anos no desemprego na União Europeia, o que representa uma taxa de 22,5 por cento.

Entre 2000 e 2010, o emprego no sector da hotelaria cresceu 2,9 por cento por ano, sendo responsável pela criação de 2,5 milhões de postos de trabalho.

Podes conhecer todas as informações sobre o Passaporte Europeu de Competências.

  • Artigos Relacionados