Google+ */?>
  • Formação/Educação
  • Notícias
Programa Retomar: Bolsas para jovens forçados a abandonar os estudos

Programa Retomar: Bolsas para jovens forçados a abandonar os estudos

30 de Julho de 2014

O programa Retomar pretende fazer regressar aos estudos os jovens que deixaram o ensino superior por motivos económicos.

Está prevista uma bolsa no valor de 1200 euros anuais pagos ao aluno numa prestação única e também um apoio à graduação, pago à instituição de Ensino Superior, no valor anual de 300 euros.

As candidaturas estão abertas até 30 de Setembro a todos os jovens com menos de 30 anos e  aqueles que procuram “uma oportunidade de educação e formação, estágio ou emprego, no prazo de 4 meses após ficarem desempregados ou terem saído do sistema educativo e formativo”.

A perspetiva do Governo é conseguir apoiar por ano até 3000 alunos significando um orçamento anual de 4,5 milhões de euros. Destes, 3,6 milhões para pagar as três mil bolsas de estudo no valor 1200 euros cada, acrescidos dos 900 mil euros para o “apoio à graduação” pago às instituições de ensino superior, em que re-ingressem estes alunos beneficiários de bolsas.

Conforme atestado em público pelo ministro da Educação e da Ciência, as candidaturas destinam-se a jovens que abandonaram o curso superior assim como a desempregados que tenham condições de terminar o curso até aos 30 anos.

Vê tudo sobre esta medida aqui.

  • Artigos Relacionados