Turismo e construção impulsionam criação de emprego em Portugal

O ano de 2023 foi marcado por um crescimento significativo do emprego em Portugal, com a maioria dos setores económicos a registar um aumento positivo. No entanto, dois setores destacaram-se como os principais contribuintes para a criação de emprego: o turismo e a construção.




O setor do turismo foi responsável pela criação de mais de 36 mil novos empregos em 2023, o que representa 37% do total de novos empregos criados nesse período. Este crescimento deve-se, em grande parte, ao recorde de turistas que visitaram Portugal em 2023, impulsionado pela recuperação económica pós-pandemia.

O setor da construção também teve um papel importante na criação de emprego, com a criação de cerca de 20 mil novos postos de trabalho. Este crescimento deve-se à retoma da atividade económica no setor, impulsionada por investimentos públicos e privados em infraestruturas e reabilitação urbana.

Outros setores que também contribuíram para a criação de emprego em 2023 foram as atividades administrativas e serviços de apoio (com um aumento de 16 mil novos empregos) e a indústria transformadora (com um aumento de 5 mil novos empregos).

No entanto, nem todos os setores económicos registaram um crescimento positivo do emprego. A administração pública foi o único setor que registou uma diminuição do número de empregos, com a perda de cerca de 11 mil postos de trabalho.

Em resumo, o ano de 2023 foi positivo para o mercado de trabalho português, com a criação de mais de 97 mil novos postos de trabalho. O turismo e a construção foram os setores que mais contribuíram para este crescimento, seguidos pelas atividades administrativas e serviços de apoio e pela indústria transformadora.

Este crescimento do emprego é um indicador positivo para a economia portuguesa, demonstrando a sua capacidade de recuperação e crescimento.

02/12/2024