Google+ */?>
  • Artigos
  • Liderança
Quer ser um melhor líder? Não diga estas 3 coisas.

Quer ser um melhor líder? Não diga estas 3 coisas.

25 de Outubro de 2013

  • Você quer ser um grande líder? Aqui estão algumas palavras que você deve evitar a todo custo.

    Ser um grande líder é difícil. Muitas vezes é muito simples, como por exemplo não dizer coisas estúpidas.
    Dito isto, aqui estão as principais coisas que um líder nunca deve dizer.

    1. “Não me traga nenhuma surpresa”
    Estamos sempre a ouvir esta frase e provavelmente já pode ter dito algo parecido à sua equipa.
    Quando se diz muitas vezes às pessoas que não lhe tragam nenhuma surpresa, elas simplesmente não lhe trazem nenhuma notícia ou surpresa más. Mas o certo é que as pessoas não andam por a procurar surpresas negativas.
    No final de contas, ao dizer isso, você só vai se afastar da sua equipa. As pessoas vão começar ‘esconder’ os problemas debaixo do tapete, porque você pediu que eles não trouxessem surpresas. Vai resultar é que, mesmo dizendo para as pessoas não lhe trazerem más notícias e surpresas, elas irão surgir.
    No momento em que tivermos pessoas a esconder-nos os problemas, temos uma bomba relógio pronta para explodir.
    Se estamos mesmo preocupados com a previsibilidade e consistência do negócio, o melhor será não nos escondermos das coisas más. Experimente o oposto.
    Que tal dizer as pessoas: ao primeiro sinal de problemas ou surpresas desagradáveis, fale comigo imediatamente. Dessa forma você terá a oportunidade de controlar as coisas.

    2. “Se você fosse um animal, qual animal seria?”
    Ou, “que livros te influenciaram quando você era criança?”, ou “qual a sua cor favorita?”.
    Na verdade, evite qualquer pergunta que você acredite que fornece alguma introspecção profunda que o faça chegar a alguma conclusão.
    Estas perguntas pseudo-psicológicas não têm grande sentido e não acrescentam nada em relação à aptidão que um candidato ou um membro da sua equipa tenha.
    Se você precisa fazer alguma destas perguntas irrelevantes para a sua própria paz de espírito, vá em frente. Só não confunda isso com perguntas feitas numa entrevista de emprego eficaz.

    3. “Não é nada pessoal”
    A sério? Se estamos a falar sobre uma pessoa, sobre o trabalho dela, modo de vida, ideias, competências, escolhas, esforço, trabalho vai dizer que não quer que as pessoas levem o que você vai dizer para o lado pessoal?
    Se você não acha que trabalhar com pessoas é algo totalmente pessoal, talvez seja melhor pensar numa carreira em que isso não seja um requisito, como um apicultor: eles realmente não levam as coisas para o lado pessoal.

    Adaptado de ‘3 Things a Great Leader Would Never Say’ de Les Mckrown

  • Artigos Relacionados