Google+ */?>
>
  • Artigos
  • Motivação
Stress no trabalho? 11 truques simples para o controlar

Stress no trabalho? 11 truques simples para o controlar

24 de Junho de 2013

  • O Stress no trabalho é algo inevitável e que todos sentimos. Neste artigo não nos vamos debruçar sobre a existência do Stress positivo ou negativo, ou a necessidade do mesmo existir para que nos direcionemos em relação aos nossos objetivos. Na verdade a quantidade de Stress é que determina se o mesmo é positivo ou prejudicial para nós, sendo que cada um de nós reage de forma diferente ao stress ao nível de tolerância, resiliência, etc.

    Neste artigo vamos focar-nos apenas nas formas de minimizar o stress e  formas de lidar com o mesmo. 11 coisas simples que podemos fazer:

    1- Expressa-te. Não ‘engulas sapos’
    Se algo ou alguém está a incomodar-te, transmite essas preocupações de uma forma aberta e respeitosa. Se não expressares os  teus sentimentos, o ressentimento toma conta de ti e a  situação provavelmente vai continuar a mesma.

    2- Aprende a dizer “não”
    Começa a aprender quais são os teus limites e respeita-os. Na vida pessoal e profissional começa a recusar responsabilidades que não conseguirás manter. Quando nós aceitamos coisas ou responsabilidade que conscientemente sabemos que nos vão ‘enterrar’ estamos a injetar uma quantidade enorme de stress que nos é prejudicial. Saber dizer que não, é sinal que nos conhecemos e é positivo para a nossa auto-confiança.

    3- Assume o controle do ambiente que te rodeia
    Exemplos:
    a) Mobiliário/Secretária – A desarrumação ou a má disposição de coisas na nossa secretária causa-nos stress e é prejudicial à nossa produtividade. Muda a disposição do  ambiente de trabalho físico e mantém-no arrumado e a tua própria disposição para as tarefas irá aumentar.
    b) Pessoas – Se alguém específico te causa stress, limita a quantidade de tempo que lhe dispensas.
    c) Trajeto Casa-trabalho – Se o trânsito te deixa nervoso tenta encontrar caminhos alternativos, nem que sejam um pouco mais longos. Se forem menos utilizados, pode contribuir para que a tua manhã possa começar de forma bem diferente.

    4- Gere melhor o teu tempo
    É sabido que a má gestão do nosso tempo pode causar uma série de stress. Quando nós nos esticamos para 1001 tarefas ou andamos sempre ‘a correr atrás do prejuízo’, é difícil manter a calma e foco. Se conseguirmos planear melhor como iremos distribuir o nosso tempo, gerimos melhor a quantidade de stress a que estamos sujeitos.

    5- Organiza a tua lista de tarefas
    Analisa as responsabilidades que deténs e respetivas tarefas diárias. Se chegares à conclusão que tens demasiadas coisas a fazer, distingue aquilo que ‘tens que fazer’ e aquilo ‘que deves fazer’ . Remete aquilo que é obrigatório para as prioridades da lista e tenta despachá-las antes de todas as outras.

    6- Evita as distrações on-line
    Não deixes que as redes sociais ou os teus e-mails te distraiam. Quando isso acontece, é difícil reconquistares o foco para o que estavas a fazer. Fixa uma hora ou um intervalo de tempo para consultares o e-mail por exemplo.

    7- Ter uma dieta saudável
    Corpos bem nutridos estão mais bem preparados para lidar com o stress. Começa o teu dia com um bom pequeno-almoço, e mantem a tua energia e tua mente claras, com refeições nutritivas ao longo do dia.

    8- Não almoces enquanto trabalhas
    Faz uma pausa para o almoço! Não comas o almoço enquanto estás a trabalhar. Se comeres sob pressão, então muito provavelmente não vais ter uma digestão saudável.

    9- Respirar um pouco de ar fresco
    Tenta tirar alguns minutos para sair da área de trabalho com ar condicionado e respira um pouco de ar fresco. Vai renovar-te.

    10- Faz exercício regularmente
    Não é novidade para ninguém que a atividade física desempenha um papel fundamental na redução e prevenção dos efeitos do stress. Tenta fazer  exercício regularmente e anda mais a pé.

    11- Dorme!
    A falta de sono reduz a nossa energia e tem um impacto sobre o desempenho no trabalho. Conseguir dormir pelo menos sete horas por noite vai ajudar-nos a ter maior disponibilidade física para evitar o stress.

    Estas são coisas simples que todos conhecemos, contudo na maior parte das vezes negligenciadas por nós. E na verdade, a simples constatação consciente de que somos nós que controlamos a nossa vida, e não ela que nos controla, é a base para uma gestão de stress eficiente.
    De facto, a gestão de stress é apenas a tomada de consciência dos nossos pensamentos, emoções, prioridades e a forma como lidamos com os mesmos.

     

  • Artigos Relacionados