A Microsoft e o LinkedIn cooperaram em conjunto num estudo que conclui que em 2025, praticamente metade das pessoas têm intenções de se despedirem do atual emprego.
Este estudo foi divulgado no Work Trend Index, um relatório que divulga as principais tendências no mundo do trabalho, e indica que 46% dos trabalhadores de todo o mundo, têm intenções de avançar com esta mudança. Esta colaboração tem como intenção fornecer um ponto de vista mais realista de como a Inteligência Artificial está a mudar o dia-a-dia nas empresas.
Ao contrário do que se convencionada, de que a Inteligência Artificial chegaria para “roubar” empregos a quem já tinha o seu posto seguro, estes dados revelam que a IA está em alta, e será precisamente um gerador de mais empregos. Ter conhecimentos em Inteligência Artificial é cada vez mais valorizado pelas empresas quando chega o momento de recrutar. De acordo com o estudo, a maioria dos empresários afirma que não contratam funcionários que não tenham competências em Inteligência Artificial.
Se é um dos que tem intenção em mudar de emprego, adquirir competências em Inteligência Artificial é algo que deve ter em conta, uma vez que é um requisito cada vez mais impactante no mercado de trabalho. Ainda assim, apesar de as empresas valorizarem a habilidade de ter competências nesta área, ainda não existe muita formação. No estudo, apenas 39% dos profissionais tiveram formação sobre o tema, o que fez com que muitos dos funcionários fossem à procura de competências por sua própria conta.
No que diz respeito à utilização de Inteligência Artificial no mercado de trabalho, o Work Trend Index, revela que 75% dos trabalhadores utilizam IA no seu contexto de trabalho, sendo uma mais valia na poupança de tempo, aumento da criatividade e da possibilidade de rentabilizar o trabalho desenvolvido.
No Work Trend Index foram inquiridas 31 mil pessoas em 31 países – através dos quais se identificaram tendências laborais e de contratação do LinkedIn.
05/08/2024