Dicas de como trabalhar a partir de casa e o segredo para o sucesso

Nem sempre pudemos trabalhar a partir de casa, mas a desde a pandemia, este foi uma das situações que se  alteraram completamente e com as ferramentas certas e alguns conhecimentos podemos trabalhar a partir de casa e ter um rendimento extra e aumentar os nossos ganhos mensais.

Através de uma organização do seu tempo, pode almejar na execução de outras tarefas extra laborais e com isso aumentar os seus ganhos, angariar outros conhecimentos e encontrar as melhores oportunidades com novas tarefas e atividades.

Mas também não é menos verdade, que mesmo até aqueles que possuem os conhecimentos e têm as ferramentas certas, nem sempre sabem por onde começar e o que fazer com o seu tempo livre, acabando mesmo por desistir mesmo antes de começarem.

Com o encarecimento do custo de vida, até mesmo os trabalham a tempo inteiro, não conseguem fazer frente aos aumentos substanciais que assistimos diariamente e auferir o rendimento necessário para poderem viver com algum desafogo financeiro.

De qualquer forma, para se ser capaz de ultrapassar estas situações, é necessário saber qual é o tempo livre que dispõe, e como procura a atividade com a qual se sente mais confiante e confortável de realizar no trabalho online a partir de casa, isto é, as pesquisas que faz na internet e quais são as tarefas da sua preferência.

É sempre necessário refletir bem, e apesar do rendimento não ser o suficiente, se se sente com coragem e determinação para abraçar um projeto diferente, uma vez que a sua saúde mental é o mais importante. Deve sempre despender do seu tempo livre de acordo com o que  mais lhe convier.

Dicas para trabalhar online a partir de casa

Existem várias hipóteses por onde pode seguir para ganhar dinheiro a trabalhar a partir de casa. No final há um segredo que lhe poderá ajudar no processo.

1. Escolher uma área que seja do seu interesse

Primeiramente deve ponderar e escolher o sector onde deseja exercer a nova função. Por vezes pensamos ser bons numa atividade e acabamos por perceber que até somos bons noutro sectores, permitindo-nos uma escolha mais abrangente da atividade onde realmente nos sentimos mais confortáveis. É fundamental que façamos essa escolha em consciência.

Existem vários setores, tais como: Personal Trainers Online; Copywriter; Serviços de Design; Desenvolvedores web; Designer UX Assistentes Administrativos; Lojas online; Serviços de Marketing Digital; Gestão de tráfego; Tradução; Narração de Audio-books; Pintar quadros e vender online.

Se não conhece alguns destes empregos, ou não sabe por onde começar, existem imensos cursos na internet, inclusive em português onde pode aprender muito sobre as áreas.

2. Divulgue o seu trabalho nas Redes Sociais

Utilize o Facebook e Instagram a nível profissional para divulgar os seus trabalhos.

Aproveite e inscreva-se numa rede social de emprego, o LinkedIn. Conhecido internacionalmente, o LinkedIn, é uma das melhores plataformas para divulgação das nossas potencialidades e da execução da função que escolhermos, uma vez que possui uma vasta rede de empresas que lá se encontram inscritas, com uma enorme oferta de emprego para qualquer parte do mundo, a tempo inteiro ou parcial, pelo que  as possibilidades são infinitas. Terá que criar um perfil apelativo de preferência que se destaque no meio de tantos outros, definir bem a sua área de atuação, e colocar uma fotografia, para poder ser facilmente identificável

3. Crie um blog e rentabilize

Criar um blog online – poder criar a sua própria trajetória pessoal, as suas experiências, as suas viagens, os seus gostos gastronómicos, como por exemplo, ou criar todo o tipo de conteúdos que gostar e achar interessantes para divulgação. Pode não obter um lucro imediato mas a longo prazo pode vir a ser mais proveitoso e está a fazer uma coisa que realmente lhe dá prazer.

Com uma quantidade razoável de acessos ao seu site, o seu blog pessoal pode vir a gerar valor monetário através de anúncios.

4. Utilize sites de Freelancer para encontrar serviços

Várias empresas procuram freelancers para realizar alguns serviços. Inscreva-se nesses sites e fique atento às oportunidades que aí divulgam:

  • Workana;
  • Freelancer.PT;
  • Guru;
  • Upwork.

5. Rentabilize um canal de YouTube

Se tem aptidões para aparecer na câmara, conversar, apresentar produtos, ensinar ou outro tipo de informações, pode ganhar bom dinheiro com um canal de YouTube. Pode a todo tempo fazer vídeos na realização do seu trabalho ou dar explicações de como se faz e gravar ao vivo, ou ainda ser Entretainer e fazer conteúdos das suas viagens, dos lugares onde ficou, o que comeu, as suas impressões dos locais que visitou, o que mais o impressionou, as possibilidades são imensas, o céu é o limite.

6. O segredo para o sucesso

Apesar de serem várias opções, nenhuma delas é fácil nem garante estabilidade e lucros imediatos! Deve começar numa destas áreas como um part-time ou um passatempo. Com o tempo irá aperfeiçoando e poderá fazer disto o seu negócio. Contudo o segredo está na persistência. Se tiver capacidade de dedicar várias horas, todos os dias, de forma persistente ao seu novo negócio, no futuro ele terá visibilidade e o sucesso merecido.

A fase inicial é a mais difícil. Sentirá que está a trabalhar “para o boneco”. Ninguém vai ver, ninguém irá ler os seus artigos, ninguém irá ver os seus serviços ou produtos que vende. Mas é precisamente nessa altura que não deve desistir! Deve sim continuar a trabalhar no que sonha e focado no seu objetivo. Esse é o segredo e a chave, ser consistente e persistente, mesmo quando ninguém está a ver… Um dia, muitos estarão a ver, e a perguntar-lhe como fez, porque querem o sucesso e a vida que terá!

05/09/2024