A empresa portuguesa Science4you, especializada na produção, desenvolvimento e comercialização de brinquedos científicos mantém a sua rota de crescimento. Em contraciclo com a economia, a equipa liderada por Miguel Pina Martins vai inaugurar 20 espaços próprios ainda este ano e recrutar 80 novos colaboradores.
Quando em 2008 Miguel Pina Martins criou a Science4you, na sequência de um mestrado em Gestão, sabia que o mundo era o seu horizonte. Na altura com 21 anos, o jovem empresário projetou um conceito de negócio sustentado na produção, desenvolvimento e comercialização de brinquedos científicos e didáticos que, sendo made in Portugal, teve desde o início claras aspirações de internacionalização. Miguel Pina Martins soube trilhar o caminho certo para levar este projeto a ultrapassar fronteiras e hoje a Science4you soma prémios e diversas distinções internacionais. Em contraciclo com a conjuntura económica nacional, a empresa prepara-se para abrir até ao final do ano 20 novas unidades em território português e está a reforçar a sua equipa com 80 novos colaboradores.
Na equipa de Miguel Pina Martins trabalham atualmente 60 colaboradores. A empresa está em crescimento contínuo desde a sua criação e todos os anos tem triplicado o seu número de colaboradores. “Iniciámos o primeiro ano de vendas em 2008 com uma equipa de apenas três elementos e neste momento já contamos com 60 pessoas”, explica Miguel Pina Martins, o mentor e CEO da empresa que assume como objetivo permanente da empresa “recrutar em média pelo menos o dobro do ano anterior”. Este ano a fasquia é diferente. A Science4you está a contratar 80 novos colaboradores para dar resposta à abertura de 20 novas lojas até ao Natal. Com estas contratações Miguel Pina Martins quer reforçar a equipa com recursos humanos habilitados para operar ao nível da gestão dos espaços, lojistas, armazém, mas também perfis com competências para trabalhar diretamente na produção e desenvolvimento dos brinquedos científicos que a marca produz e que estão já espalhados pelo mundo.
A marca tem escritórios próprios em Portugal, Espanha e Reino Unido, onde recentemente firmou uma importante parceria com Universidade de Oxford (ver caixa). Além destes países, os brinquedos científicos portugueses com a chancela da Science4you são já distribuídos pelos quatro cantos do mundo em geografias tão distintas como Moçambique, Japão, Finlândia, Grécia e outros. Criada em pleno contexto de crise, a empresa de Miguel Pina Martins é o exemplo de como a adversidade pode ser um estímulo à criatividade. Habituado a ultrapassar obstáculos desde o início, o empresário diz não temer o atual contexto nacional. “A Science4you tem conseguido contornar a crise e crescer, também muito devido à nossa aposta na expansão internacional”, explica. Mas o CEO faz questão de frisar que “Portugal é o nosso berço e faz parte da nossa estratégia de crescimento”. Com os 80 postos de trabalho agora anunciados para Portugal, o gestor diz sentir que está a contribuir para a economia nacional.
Um contributo que também tem dado ao nível da notoriedade que a empresa nacional tem alcançado em patamares internacionais. A Science4you de Miguel Pina Martins tem como parceira nacional a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e o trabalho conjunto que tem vindo a ser desenvolvido já valeu à marca o Prémio de Empreendedor Finica Jovem (2009), o Prémio Empreendedor do Ano pela Comissão Europeia (2012), o 1º Prémio da European Entreprise Awards, na categoria de Internacionalização (2011) e já este ano alcançou o Prémio Empreendedor e o Business Internationalization Award do Governo britânico. Para este reconhecimento, muito tem contribuído a estratégia de entrada em mercados internacionais estruturada pelo empresário. “A entrada noutros mercados tem corrido dentro da normalidade e temos tentado, à semelhança do que realizamos em Portugal, aproximar os consumidores do nosso produto acrescentando mais-valias próximas à sua naturalidade, como é o caso das parcerias estabelecidas com museus, ou a certificação dos brinquedos pelas universidades dos países nos quais estamos alojados”.
A Science4you entrou no mercado com o objetivo de desenvolver, produzir e comercializar brinquedos didáticos. Este continua a ser o foco principal do negócio, mas a marca já oferece também soluções para festas de aniversário, animação científica e campos de férias, sempre com o objetivo de levar o público mais jovem a aprender enquanto se diverte.
No atual processo de recrutamento a empresa procura colaboradores capazes de vestir a camisola, que acreditem no projeto e dedicados. Características que são, segundo o CEO, comuns a qualquer função. Há vagas para várias áreas e com distintas exigências de qualificação. “Temos a possibilidade de admitir colaboradores a partir do 9º ano de escolaridade”, explica Miguel Pina Martins.
Fonte: Expressoemprego
O WallStreet Institute está a oferecer 15 dias de aulas de inglês grátis. Clica e pede Info abaixo gratuitamente.