Acordo assinado: Portugal e Espanha partilham oportunidades de emprego

Os centros de emprego portugueses e espanhóis vão colaborar para que empresas e trabalhadores da região fronteiriça tenham as mesmas oportunidades de trabalho. O acordo foi assinado ao final da manhã desta terça-feira na XXIX Cimeira Luso-Espanhola.

A capacidade de criação de emprego de Portugal e Espanha foi salientada pelo primeiro-ministro português, António Costa. Nos últimos dois anos, disse, dois terços dos postos de trabalho criados na União Europeia surgiram na Península Ibérica.

Os dois países querem partilhar experiências em políticas de emprego e formação e reforçar a cooperação, “para que portugueses e espanhóis possam beneficiar de oportunidades de emprego do outro lado da fronteira”, disse Costa, em Vila Real, no final da conferência de imprensa que marcou o fecho da XXIX Cimeira Luso-Espanhola, ocorrida esta segunda e terça-feira, entre o Douro e Vila Real.

Na cimeira, dedicada à cooperação transfronteiriça, também foi acordada a revisão da Convenção de Albufeira, que regula a gestão dos rios partilhados pelos dois países, e combinado candidatar o Tejo Internacional à distinção de reserva da biosfera transfronteiriça. A ser aprovada pela Unesco, será a 17.ª em todo o mundo.

Fonte: jn.pt

31/05/2017