Google+
  • Artigos
  • Notícias
  • Voluntariado
Queres fazer voluntariado? Tudo o que precisas de saber está aqui.

Queres fazer voluntariado? Tudo o que precisas de saber está aqui.

9 de Maio de 2014

Gostavas de ser voluntário, mas não sabes, porém, por onde começar? Se queres dar um pouco do teu tempo livre a ajudar os outros, vê as nossas sugestões e inspira-te!

Um  dos sites “obrigatórios” nesta área é a Bolsa do Voluntariado, disponível em http://bolsadovoluntariado.pt/. Lançada pela Entreajuda em 2005, a bolsa pretende ser uma ponte entre a procura e a oferta de trabalho voluntário e é, no fundo, uma espécie de classificados para voluntários e empresas/instituições. A página permite que os voluntários pesquisem as causas  com as quais preferem colaborar, assim como dá a possibilidade às instituições de criar oportunidade de voluntariado e às empresas de pedirem voluntários.

No endereço http://voluntariadojovem.juventude.gov.pt/, podes encontrar o projeto Voluntariado Jovem, promovido pelo Instituto Português da Juventude (IPJ). A página “oferece” várias áreas de voluntariado:  apoio a crianças ou a idosos, reabilitação e renovação das áreas urbanas, direitos humanos ou igualdade de género, entre outras.

Com o Serviço Voluntário Jovem (http://sve.proatlantico.com/), vais poder conhecer outros países enquanto fazes voluntariado. O Serviço Voluntário Europeu permite aos jovens levar a cabo serviço de voluntariado em áreas distintas – cultura, juventude, desporto, serviço social, património cultural, arte, protecção civil, ambiente, cooperação para o desenvolvimento, – com uma duração de até 12 meses num país que não o seu país de residência.

As Nações Unidas têm também projetos de voluntariado que duram entre seis meses e um ano. Os candidatos a voluntários devem ter mais de 25 anos, formação superior, dois anos de experiência profissional e domínio de pelo menos uma língua estrangeira. Vai a http://www.unv.org/ e descobre os programas em curso atualmente.

No site Go Abroad (http://www.goabroad.com/volunteer-abroad), os voluntários pagam os custos da deslocação e do alojamento do seu próprio bolso, no fundo, pagam para trabalhar noutro país. As ofertas são variadas : saúde, construção, conservação da natureza ou trabalho em orfanatos são das áreas mais populares.

  • Artigos Relacionados