Uma empresa brasileira que se dedica ao fabrico de implantes oftalmológicos vai instalar-se em Portalegre, num projecto que prevê criar, até 2017, 50 postos de trabalho, revelou hoje à agência Lusa a presidente do município.
Segundo Adelaide Teixeira, o projecto aponta para a criação de 20 postos de trabalho, numa primeira fase, e de 50, até 2017. “A maioria dos postos de trabalho será ocupada por pessoas com elevada qualificação”, salientou.
A empresa Visiontech Medical Optics tem sede em Minas Gerais, no Brasil, e assume-se, segundo Adelaide Teixeira, como “a mais importante fábrica brasileira de produtos óticos”, sendo que a unidade de Portalegre vai dedicar-se ao fabrico de lentes de contacto para implante ocular.
“A Câmara de Portalegre congratula-se com este negócio, porque também se envolveu, e fez a sua obrigação numa altura tão complicada. Este é um balão de oxigénio para Portalegre pelos empregos imediatos que vai gerar”, afirmou a autarca.
Adelaide Teixeira disse acreditar que a fabricante brasileira “vai trazer” para Portalegre outras empresas “a reboque” e assegurou que o município “vai fazer tudo” para captar “mais investimentos” para a região.
A empresa vai ficar instalada na zona industrial de Portalegre, num espaço adquirido a um particular.
Adelaide Teixeira salientou que a empresa brasileira escolheu Portalegre para “aproveitar” o conhecimento de alguns parceiros comerciais que tem na região e na Europa, com vista às exportações.
“A proximidade com Espanha também é uma mais-valia e escolheram Portalegre porque viram abertura e empenhamento por parte da câmara para os ajudar com a possível isenção de taxas”, acrescentou.
Neste processo, referiu, “esteve também envolvido o diretor regional de Economia do Alentejo, João Filipe Jesus, tendo sido ele que trouxe esta empresa até Portalegre e nós acompanhamos sempre de muito perto todo o processo”.
Fonte: Lusa/SOL