Não é nenhuma novidade que todos ficamos nervosos numa entrevista de emprego. O nosso estômago fica agitado, a boca fica seca e as mãos começam a suar, só de pensarmos na hora da entrevista.
A ironia da situação é que quando estamos em situações de alto riso, o nosso cérebro não consegue distinguir entre uma situação de alto risco de vida e uma entrevista de emprego. Como transmitimos ao nosso cérebro sensações de perigo, ele vai accionar todos os mecanismos contrários àqueles que nos puderiam ajudar, ou seja, ficar calmo e fresco.
Tendo em conta, que quase toda a gente pelo menos uma vez na vida passa por esta situação, aqui ficam 5 estratégias para lidar com o medo e ansiedade das entrevistas:
1. Prepara-te!
Quanto melhor preparados estivermos, mais confiantes estaremos e portanto menos nervosos e ansiosos. Há que fazer o trabalho de casa e estudar a realidade da empresa para a qual nos candidatamos, assim como, o perfil do recrutador/entrevistador que nos irá receber.
Se estivermos mais preparados para possíveis perguntas que nos irão fazer, menos iremos tropeçar, e conseguiremos entrar de cabeça erguida.
2. Apresenta-te fresco e focado!
Pode parecer óbvio demais, ou fácil de dizer, mas uma boa noite de sono vai ajudar a garantir que nos apresentemos ‘frescos’ no grande dia. Não beber álcool na noite anterior e ir para a cama mais cedo na companhia de um bom livro, ajuda também a que consigamos dispersar os nervos, garantindo assim um corpo e mente frescos para a entrevista.
3. Não vás em cima da hora!
Com tanta coisa para nos preocuparmos, deixarmo-nos atrasar pelo trânsito não deve ser uma delas. É sempre melhor ir adiantado na hora, mesmo que signifique chegar bem antes da hora da entrevista. Caso contrário, todo o stress que já estávamos a sentir vai ser intensificado pela perspetiva de chegarmos atrasados.
Planeia bem o horário e os transportes que vais usar na viagem em questão.
4. Respira fundo!
Respirar profundamente é um técnica muito conhecida que estimula o sistema nervoso parassimpático, que é responsável por acalmar o nosso corpo.
Antes de entrevista, na sala de espera, ou no carro, antes de entrar, tenta controlar a tua respiração. Coloca a mão sobre o estômago e inspira profundamente, prendendo a respiração alguns segundos antes de expirar. Quando sentires os nervos a chegar, repete isto em intervalos de dez respirações e vais ver que ajuda.
5. Sorri!
A esta estratégica está ligado o ‘pensamento positivo’. Em vez de estares a fazer caretas de desconforto sempre que pensas no momento da entrevista, imagina um cenário positivo onde estás em controlo.
Sorrir vai contribuir para a libertação de endorfinas, que vão ajudar a convencer o teu cérebro que estás feliz e pronto para enfrentar qualquer surpresa na entrevista.
25/07/2014