O Google Classroom é uma ferramenta com a qual se pode dar aulas on-line gratuitas.
Esta plataforma do Google responderá a todas as tuas perguntas sobre como ensinar on-line e, ao mesmo tempo, ajudará cada um dos alunos a organizar as suas tarefas, recursos, trabalhar em equipa e promover uma comunicação eficaz nas aulas.
Numa escala global, estamos a passar por um momento em que todos os centros de formação e educação são obrigados a respeitar a medida de fechar os seus espaços devido ao COVID-19.
Neste cenário, o Google Classroom e plataformas semelhantes podem ser a solução para evitar atrasos na formação e aprendizagem durante a quarentena.
Quem pode usar o Google Classroom?
Até agora, apenas os seguintes perfis podiam usar esta ferramenta:
- Centros de ensino nos quais o G Suite for Educational Centers é usado, ou seja, uma série de ferramentas do Google criadas para treinar educadores e alunos. Para isso, é necessário primeiro registar a instituição e aguardar a confirmação do Google.
- Organizações que usam o G Suite para organizações sem fins lucrativos. É um sistema de ferramentas e soluções semelhantes ao anterior, mas mais focado nas ONGs.
- Usuários com uma conta pessoal do Gmail. Isso facilita a vida a muitos professores e formadores particulares a continuar a gerir as suas aulas quando não têm a opção presencial.
Quais ações podem ser realizadas com o Google Classroom?
O Google Classroom oferece a possibilidade de realizar várias ações, como:
- Criar aulas participativas
Nestas, pode-se convidar professores de diferentes disciplinas para participar e contribuir com seus materiais e conhecimentos da mesma maneira. Para isso, basta usar o Google Classroom através do G-Suite de um centro educacional. - Controlar as entregas de atividades
Como nesta plataforma, podem ser atribuídas atividades e recebê-las de volta, recebendo notificações de quem cumpriu o prazo ou não.
Como começar a usar o Google Classroom?
A primeira coisa a fazer é entrar no link classroom.google.com com as credenciais do teu Gmail.
Outra maneira de aceder será a partir da página inicial do google e clicar no ícone de aplicações exibido no canto superior direito e procurar o ícone do quadro branco.
Agora que estás no Google Classroom, é hora de criar a tua primeira turma: para tal, basta clicar no símbolo “+” para exibir um pequeno menu que terá as opções de inscrição numa turma existente ou criação de uma nova.
- Selecionar “Criar uma turma” para começar a criar a primeira turma do zero.
- Aceitar os termos e condições.
- Na próxima página temos de preencher as informações básicas sobre a turma. Por exemplo, o nome, secção, tema e sala de aula.
- Concluída esta etapa, os alunos já poderão entrar na turma. O Google Classroom gera um “código de turma” que pode ser compartilhado com os alunos para lhes dar o acesso.
- Com a turma criada no Google Classroom, pode-se começar a editar, personalizar e criar fóruns de discussão, atividades, questionários, perguntas, agendar anúncios e responder aos alunos.
- Na área “Trabalho de classe”, será onde podem ser acedidas e visualizadas cada tarefa que foi criada.
- Ao selecionar a opção “Criar tarefas”, poderão ser descritas as instruções de conclusão das mesmas, atribuir uma data / hora do prazo final e fornecer recursos aos alunos para ajudá-los na sua execução.
Experimenta usar esta ferramenta que é bastante intuitiva, e tem na secção ‘ajuda’ todas as respostas a dúvidas que podem surgir. Boas aulas!
23/03/2020