No âmbito do projeto “Qualificar para Empregar”, o Grupo ISQ vai qualificar 400 técnicos para integrarem estágios em empresas dos setores da energia, automação e manutenção industrial. A iniciativa, que resulta de uma parceria entre o grupo português e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), dará prioridade aos profissionais que estejam no desemprego.
O grupo especializado na prestação de serviços de inspeção, ensaio, formação e consultoria técnica deve, nesta primeira edição do projeto, formar 560 desempregados. A formação de três meses destina-se a profissionais que possam exercer funções como mecânicos de aquecimento central, instaladores e soldadores de redes de gás, técnicos de qualidade e higiene alimentar. Os participantes receberão uma bolsa de formação e subsídio de alimentação.
Desses 560 profissionais, 400 terão a possibilidade de integrar um estágio remunerado (de três meses) em empresas parceiras do grupo português. Os responsáveis pelo ISQ ressalvam que não é obrigatório, no final do estágio, os profissionais fiquem nessas empresas. Mesmo assim, a taxa de empregabilidade, tendo em conta projetos semelhantes, é muito elevada, explicando-se por ser uma área com falta de colaboradores especializados.
O programa destina-se a profissionais com habilitações ao nível do 12º ano ou do 9º ano, caso tenham experiência na área, e que estejam inscritos num centro de emprego da sua área de residência.
07/05/2014