O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) abriu, esta semana, o novo concurso para professores (do ensino básico e secundário) do quadro. O concurso é relativo ao próximo ano letivo e tem 750 vagas, deixando de fora os docentes contratados.
Os interessados devem ter disponibilidade mínima entre 22 a 25 horas semanais e têm que apresentar, até dia 28, manifestação de interesse na plataforma da Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE).
Mais de metade das vagas (389) são os grupos disciplinares de Português, Inglês e Matemática. Quanto à localização das ofertas, 229 são para o norte do país, 226 em Lisboa e Vale do Tejo, 139 no centro, 99 no Alentejo e 61 no Algarve.
Depois da candidatura, os docentes selecionados irão a uma entrevista no IEFP, onde devem apresentar uma declaração comprovativa da sua situação profissional emitida pela escola. Quem for escolhido, poderá ter que dar formação noutros locais que não os centros onde sejam colocados, mas “situados nas respectivas áreas geográficas de intervenção”.
As colocações devem ser divulgadas entre 9 e 11 de junho, passando depois para a fase de requisição ao Ministério da Educação e Ciência (MEC) até 18 de Junho. Os professores que iniciarão atividade no IEFP mantêm o vínculo ao ministério, assim como as mesmas condições remuneratórias e a contagem de tempo de serviço.
23/05/2014