Neste momento, dezenas de empresas em Portugal têm para oferecer 246 estágios remunerados. Os estágios, dirigidos a jovens licenciados, mestres ou doutorados com idades até 30 anos e inscritos no IEFP, inserem-se no “Movimento para o Emprego”.
O movimento, criado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela COTEC, em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), conta com a adesão de empresas como os CTT, Nestlé, TAP, Refer, PT, EDP, Siemens e Microsoft. No início do projeto, eram mais de cem as empresas que aderiram à iniciativa, que pretendia abranger ainda mais organizações, para conseguir chegar aos cinco mil estágios.
Neste momento as 246 vagas disponíveis são de empresas como a Bosh, a Luís Simões, Nasamotor, Critical Software, REFER, EFACEC, entre outras.
Os estágios têm a duração de um ano e uma remuneração de cerca de 800 euros, incluindo subsídio de alimentação. Dois terços do valor dos estágios será pago por fundos comunitários, enquanto o restante valor será assegurado pela empresa.
Os interessados podem aderir ao “Movimento para o Emprego” através do site (em baixo) ou nos centros de emprego espalhados pelo país.
05/09/2014