O Ministério dos Negócios Estrangeiros está, neste momento, a recrutar profissionais para assumirem funções como funcionários diplomáticos. O concurso externo deverá preencher 25 vagas, sendo que a remuneração é de 1603,67 euros.
Segundo o anúncio publicado na Bolsa de Emprego Pública (BEP), os funcionários diplomáticos deverão exercer as respetivas funções nos serviços internos e nos serviços periféricos externos do Ministério dos Negócios Estrangeiros, em conformidade com o interesse do serviço público, constituindo um corpo especial da Administração Pública, sujeito a exigências específicas de representação do Estado, defesa dos seus interesses na ordem externa e proteção dos cidadãos portugueses no estrangeiro, encontrando-se estatutariamente vinculados a um regime de mobilidade e exclusividade profissional.
Os interessados terão que ter nacionalidade portuguesa, 18 anos de idade completos, não estar inibido do exercício de funções públicas nem interdito para o exercício daquelas que se propõe desempenhar. Robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções e cumprimento das leis de vacinação obrigatória são outros dos requisitos. É preciso ainda possuir licenciatura.
Neste concurso externo, cujas candidaturas terminam a 21 de abril, há 25 vagas para preencher (das quais uma é para portadores de deficiência). A remuneração será de 1603,67 euros. Sabe mais em baixo.
02/04/2015