O Norteshopping é já o maior centro comercial do Norte, mas pretende tornar-se ainda maior em 2018, altura em que comemorará o seu 20.º aniversário. As obras deverão ter início já este ano, e resultarão numa expansão de mais de 20 mil metros quadrados para sul da actual localização.
A obra resulta de um investimento de cerca 43,5 milhões de euros e deverá criar cerca de 700 novos postos de trabalho. As razões prendem-se com a necessidade de espaço extra dedicado ao comércio, restauração, serviços especializados e outras atividades típicas de um centro comercial.
A expansão deverá abrager o estacionamento, que será alargado mais três pisos abaixo do piso inferior atual, o que corresponderá a cerca de 18.600 metros quadrados. Esta obra prende-se com a futura eliminação do parque de estacionamento, que neste momento se situa entre o Norteshopping e a Rua Nova da Madorninha. Na altura das obras, essa área será ocupada pelo novo centro comercial.
Com as obras concluídas, o número de trabalhadores efetivos deverá aumentar cerca de 25% a 30%, o que criará cerca de 700 postos de trabalhos directos e 1200 indirectos. Na fase de construção também serão contratados cerca 300 trabalhadores.
Contudo, o projecto de ampliação do Norteshopping ainda está sujeito a aprovação , que será concedida após o período de consulta pública, agendado para dia 6 de Abril. Estará também sujeita a aprovação pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), que terá de passar uma declaração de impacte ambiental favorável.
17/03/2016