As candidaturas para o Programa de Estágios Profissionais da Administração Local (PEPAL) devem, segundo as expetativas do governo, arrancar no final de janeiro de 2015. Os estagiários terão direito a uma bolsa mensal que rondará os 692 euros brutos.
Podem candidatar-se ao PEPAL sobretudo licenciados que estejam desempregados ou que procurem o primeiro e que tenham até 29 anos de idade. No entanto, as autarquias e entidades municipais podem também ter a necessidade de atribuir estágios noutras carreiras do regime geral da função pública de níveis de qualificação mais baixos.
Segundo a portaria publicada recentemente em Diário da República, a bolsa mensal para os licenciados será de 691, euros, valor ao qual ainda será retirado os descontos para a Segurança Social e IRS. Os estagiários recebem ainda subsídio de alimentação.
Recorde-se que há, no máximo, 1500 vagas para o PEPAL. Depois das candidaturas dos interessados, seguir-se-á a definição das áreas de estágio e a candidatura das entidades empregadoras.
11/12/2014