O Programa INOV Contacto – Estágios Internacionais para Jovens Quadros vai ter continuidade. Tendo em conta os resultados obtidos nas anteriores edições e a alta empregabilidade (que ultrapassa os 80 por cento), o governo decidiu continuar com a medida.
A portaria que estabelece o enquadramento do programa foi publicada esta segunda-feira em Diário da República e a organização dos estágios internacionais está, mais uma vez, a cargo da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).
Quem se pode candidatar ao INOV Contacto? Jovens entre os 18 e os 29 anos que não estejam a trabalhar, não estudem nem frequentem qualquer tipo de formação. Os candidatos devem ainda ter qualificação superior e ser fluentes em português, inglês e, de preferência, ainda noutra língua. Disponibilidade para viver no estrangeiro é outro dos requisitos.
Segundo a portaria, os estágios podem ser realizados em “empresas portuguesas com estruturas próprias em mercados externos e com processos de internacionalização em curso ou em preparação”, em “multinacionais “com importante implementação em Portugal e com elevado índice estratégico para a economia do país ou implementadas em mercados de elevado potencial para Portugal” e em organizações internacionais “vocacionadas para a internacionalização”.
O estágio, com duas fases específicas, pode durar entre seis e nove meses, sendo que, durante esse tempo, os estagiários selecionados recebe uma bolsa de formação mensal de 838,44 euros, subsídio de alimentação e seguros de acidentes pessoais e de acidentes de trabalho. Quem vai para fora, tem ainda direito à viagem de ida e volta entre Portugal e o seu destino e subsídio de alojamento.
Sabe mais sobre o INOV Contacto aqui.
25/06/2015