Tens o sonho de correr o mundo, mas as condicionantes financeiras não te deixam viver essa aventura? Atualmente, é possível viajar com um orçamento muito reduzido.
Aliás, são muitos os casos de turistas que conseguem alojamento e alimentação gratuita em troca de trabalho e voluntariado enquanto viajam. Segundo diversos testemunhos, essas pessoas beneficiam com a maior aproximação aos habitantes locais e à sua cultura, podendo melhorando ou conhecendo um novo idioma e enriquecer enquanto indivíduos.
Embora seja menos usual, a verdade é que isto também se pode aplicar a que viaja para fora, mas por motivos profissionais. Nos primeiros tempos, o dinheiro é escasso e, em vez de alugar um quarto ou caso, a solução poderá ser outra. Hoje em dia, não faltam, um pouco por toda a Internet, sites onde há troca direta de serviços e bens. Conhece aqui alguns desses exemplos.
O Workaway é um dos exemplos. Trata-se de um site de voluntariado e troca cultural que possibilita viajar para mais de 150 países. No destino, os forasteiros poderão integrar e ajudar as comunidades locais. Sabe mais aqui.
Já o Wwonfing permite que vivas e aprendas a trabalhar em quintas orgânicas, tudo de forma voluntária. Os habitantes do destino oferecem comida, alojamento e os seus conhecimentos. Mais pormenores aqui.
Outro dos exemplos é o Helpex. Da mesma forma, trata-se de um site com uma listagem de quintas (orgânicas ou não orgânicas), ranchos e sítios de alojamento (Bed & Breakfast, hostels) que oferecem alojamento e alimentação gratuita em troca de trabalho voluntário. Todas as informações aqui.
O Worldpackers (ver aqui), criado por dois brasileiros, segue a mesma lógica, enquanto o Go Cambio (ver aqui) permite a troca de alojamento gratuito pelo ensino de um idioma.
Conhece mais exemplos aqui.
15/01/2016