Queres entrevistas de emprego? Como criar um Currículo Original e Criativo

O que colocar no currículo? Aqui encontras as regras fundamentais para a criação do teu cv e também locais onde podes criar um currículo original e criativo.

 

Vem sendo normal que amigos ou conhecidos me peçam a opinião sobre como fazer o cv, qual a estrutura e o que o mesmo deve incluir.

Em primeiro lugar é preciso ter em mente que o nosso cv nunca é um projeto fechado, não só pelo tempo que vai passando, mas também devido ao objetivo, emprego, ou empresa ao qual o mesmo será destinado.

Devemos ter a noção que pode ser importante editar o nosso currículo, tendo em conta o tipo de empresa ou o tipo de cargo ao qual nos estamos a candidatar.

Por exemplo, muitas vezes colocamos a experiência profissional que tivemos de forma breve na nossa carreira e que nada tem a ver com a função atual à qual nos candidatamos. Pode ser importante colocarmos outras coisas que tenhamos feito na vida (porque podem dar informação indireta sobre a nossa personalidade ou soft skills), mas de uma forma mais resumida, por exemplo, numa secção, ‘outras funções desempenhadas’, ao invés de enumerarmos linha por linha todas as funções que já desempenhamos na vida profissional.

Isto também porque o cv quer-se curto (uma página, sim!), apelativo e que possa ser lido e percebido de forma rápida pelo recrutador.

Lembra-te que o currículo é como se fosse o storytelling da tua carreira e não um obituário da mesma. Tenta evitar os formatos antigos e aborrecidos (por favor não uses o formato de Cv Europass a menos que to peçam especificamente) que listam tarefas genéricas e descrições de funções. Tenta focar-te em resultados, conquistas e coisas importantes realizadas. Demonstra sempre valor!

Uma das formas de dar a volta a esta questão é precisamente procurar apresentar palavras-chave através de conquistas quantificáveis e sucessos alcançados. Na entrevista poderemos justificar de forma mais completa todas estas características e soft skills.

Por exemplo no top dos termos a incluir nos currículos estão os verbos de ação, porque através deles estamos precisamente a mostrar os tais sucessos alcançados que por si só já mostram as nossas características, sem termos de falar diretamente nelas.

Em suma, o bom senso deve imperar na altura de decidirmos como construir o cv. Como se costuma dizer o conteúdo é rei, mas o contexto é deus. Adapta sempre o conteúdo à realidade ou ao contexto a que se destina.

Tens abaixo um Guia prático para conseguires criar um CV único que te vai diferenciar de todos e responder às seguintes questões:

– Quantas páginas deve ter o meu CV?
– Devo colocar a minha foto no meu CV?
– Devo colocar o meu facebook no meu CV?
– Devo ter conta no Linkedin?
– Onde posso criar o meu CV online e de forma gratuita?

Neste ebook, vais aprender de forma simples e prática, aquilo que o teu Cv deve ter e não ter. Aprende como escrever a tua Carta de Apresentação e descobre ferramentas online para criar o teu CV de forma fácil, original e criativa.

17/05/2017