De acordo com o relatório global da felicidade, a Dinamarca ocupa o primeiro lugar na lista dos países mais felizes do mundo, destronando a Suíça que foi já em tempos considerada o melhor local para se viver.
Na lista seguem-se agora a Suíça e a Islândia. De acordo com este mesmo relatório, Portugal não está bem classificado na tabela. Ocupa o 94º lugar da lista de países, uma posição à frente da Macedónia, e seguido do Paquistão e do Kosovo.
Por outro lado, os países com menor grau de felicidade são: Madagáscar, Tanzânia, Guiné, Ruanda, Benim, Afeganistão, Togo, Síria e Burundi. A classificação passa a mensagem clara que a riqueza de um país não está implicitamente ligada ao seu grau de felicidade.
Esse é o caso dos Estados Unidos que teve ao longo dos últimos anos um forte crescimento económico, sem que por isso tenha ficado mais feliz. Por outro lado a Costa Rica, não sendo uma sociedade economicamente forte, surge na 14ª posição da tabela.
Outros países como a Irlanda, Islândia e Japão, demostraram ser capazes de manter os níveis de felicidade, mesmo após enfrentarem maus períodos tais como graves crises económicas.
18/03/2016