O Instituto Legatum publica todos os anos o seu índice da prosperidade que analisa variados indicadores. Entre os escolhidos podemos encontrar as classificações por país para a Economia, Empreendedorismo e Oportunidades, Saúde, Liberdades pessoais, Governação, Segurança,Capital Social e Educação.
A Noruega lidera a lista deste índice em termos gerais, ficando igualmente com o primeiro lugar no que toca à economia. Em relação à classificação por indicador, temos a Suécia em primeiro lugar no que respeita ao Empreendedorismo, a Suíça lidera no que toca à Governação, sendo que na Educação quem ganha é a Nova Zelândia. Em relação à Saúde, temos o Luxemburgo em primeiro lugar, enquanto que no capítulo da liberdade pessoal o Canadá é líder.
Em relação a Portugal ficámos a saber que estamos numa rota ascendente, tendo ficado o ano passado na 27ª posição geral entre os 142 países analisados. A nossa melhor classificação encontra-se ao nível das liberdades pessoais ficando no 20º lugar. É nos indicadores económicos que ficamos mais aquém, com um 63º lugar na economia.
A nossa solidariedade está também espelhada nesta análise que diz que 86,6% dos portugueses acreditam podem contar com o próximo em caso de dificuldade, contrastando com os apenas 7% que acreditam que é uma boa altura para arranjar emprego.
No fundo da tabela temos países como Angola, o Haiti, o Yemen e o Sudão.
Fica aqui com um slideshow do top10:
[cycloneslider id=”6592″]
10/04/2014