Passamos um terço da nossa vida a dormir, então será bom conseguirmos dormir bem. Todos os estudos dizem que a maior parte de nós é sensível à privação de sono e que esta contribui para o aumento da irritabilidade, falta de concentração, gordura, entre outros.
Assim sendo, reunimos algumas da melhores práticas resultantes da ‘ciência do sono’:
1- Arranja uma rotina pré-sono
Ou seja, se fizermos sempre as mesmas coisas relaxantes antes do deitar, estaremos a dizer ao nosso corpo que é hora de ir para a cama. Existem vários rituais, como sejam a leitura de um livro, um banho quente, entre outros.
2- Mantém no quarto as condições ideais para um bom sono
A maior parte de nós gosta de dormir com temperaturas frescas e sem luz. Assim, ter atenção à temperatura e à quantidade de luz que entra no quarto será importante para conseguirmos descansar melhor. Manter o quarto arrumado também afasta sensações de stress, fazendo com que possamos relaxar melhor.
3- Não uses o telemóvel como despertador
Muitos usam o telemóvel como despertador. O problema é que, quando estamos com dificuldade em adormecer vamos ter vontade de mexer no telemóvel, o que ainda piora mais a nossa situação, pois o mesmo está cheio de estimulantes em forma de aplicações. Quando mais mexermos nele, menos sono teremos.
Muitos terapeutas do sono dizem: o quarto deve ser reservado para o sono, sexo e nada mais. Se só tens o telemóvel como despertador, bastam 5 euros para comprar um despertador normal.
4- Tenta fazer respirações profundas
Respirar proofundamente é uma boa forma de ganhar consciência do nosso corpo para o relaxamento.
A terapeuta Vikki stark explica a técnica:
“Na inspiração, visualize o ar puro e fresco entrar nos seus pulmões e percorrendo o seu corpo. Ao expirar, imagine as toxinas e toda a negatividade a sair de forma segura para a atmosfera, deixando seu corpo renovado. Se se concentrar com calma na inspiração-expiração, garanto que se sentirá mais relaxado. Contudo não irá acontecer na primeira vez que tentar. Este é um exercício que requer prática, e quanto mais tiver, melhor efeito terá.”
5- Sai da cama
O médico Harneet Walia, que trabalha num Centro de Distúrbios do Sono em Cleveland, diz que se não conseguirmos adormecer em meia-hora, devemo-nos levantar.
Ele diz: “Você não estará a treinar o corpo para dormir na cama, mas para ficar lá e não dormir”. E a sua mente pode ficar condicionada a isso.”
6- Põe o despertador longe de ti
Uma das piores coisas da insónia é termos a consciência que não estamos a conseguir dormir o suficiente. Por isso, não é boa ideia ficar a olhar para o relógio e ver as horas a passar. Tira o relógio do teu alcance visual.
7- Pratica exercício durante o dia
Se não cansarmos o corpo durante o dia, ele não irá sentir necessidade de descansar à noite. Quanto mais sedentários formos, mais probabilidade existe de não dormir bem.
8- Arranja uma almofada melhor
Várias pesquisas igualmente sugerem que a almofada é deveras importante na qualidade do sono. O tamanho e o volume da mesma, é determinante para o nível de conforto e relaxamento do nosso pescoço e cabeça.
Por outro lado o tipo de tecido é igualmente importante devido às questões relacionadas com possíveis alergias.
9- Consulta um médico
Se o problema da insónia é crónico, todos os especialistas sugerem que se consulte um profissional.
25/08/2014