Terminal de contentores de Sines “cresce” e leva à criação de 200 novos empregos

200 novos postos de trabalho e um aumento da capacidade movimentação anual em um milhão de contentores: estes são apenas alguns dos números resultantes da expansão do terminal de contentores de Sines. O investimento foi tornado público esta segunda-feira com a assinatura de um memorando de entendimento entre a administração dos portos de Sines e do Algarve e a PSA Sines.

Segundo comunicado do ministério da Economia, com a contratação destes novos 200 colaboradores, o terminal passa a contar com mil trabalhadores. O terminal situado em Sines passará de uma capacidade de movimentação anual de 1,7 milhões de contentores para 2,7 milhões e poderá também passar a acolher, ao mesmo tempo, três navios de 18 mil TEU (a medida equivalente a um contentor).

O comunicado do ministério recorda que a expansão do terminal de contentores de Sines foi identificada como “uma das prioridades de investimento e faz parte do Plano Estratégico de Transportes e Infra-estruturas (PETI 3+), recentemente aprovado pelo Governo”. Segundo o mesmo documento, o investimento para a expansão do terminal e ampliação das infraestruturas de proteção marítima poderá rondar os 139 milhões de euros (sendo um valor meramente indicativo), dos quais 94 seriam de investimento privado e 45 de investimento público. Esse valor está ainda dependente do processo negocial da concessão do terminal.

06/05/2014